FERRAMENTAS LINUX: O driver Intel P-State começa a se preparar para os processadores híbridos (Alder Lake)

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O driver Intel P-State começa a se preparar para os processadores híbridos (Alder Lake)

 


Confira !!

Os preparativos da Intel para o Linux para Alder Lake - e mais amplamente o conceito de CPUs híbridas x86_64 com uma mistura de grandes núcleos e pequenos núcleos Atom - continuam com o driver de escalonamento de frequência de CPU P-State que vê um novo trabalho de preparação para a era híbrida da Intel.

O driver de escalonamento de frequência da CPU P-State que é responsável pelo manuseio da frequência da CPU no Linux com CPUs modernas da Intel está sendo adaptado para suportar adequadamente arquiteturas híbridas como a próxima série Alder Lake.

O driver P-State está sendo adaptado para lidar com a possibilidade de os níveis de desempenho dos estados P do hardware (HWP) e as frequências da CPU serem potencialmente diferentes entre os tipos de CPUs em um processador híbrido. Os designs de processador híbrido são uma grande mudança no manuseio do driver, especialmente para componentes como o P-State. Mesmo com as atuais CPUs da Intel, a execução otimizada do P-State e o uso de um governador apropriado podem fazer uma grande diferença no desempenho geral do sistema Linux.





Enfileirado no branch Git "-next" do gerenciamento de energia do Linux agora está este patch , bem como outro patch que até agora está trabalhando para adaptar o P-State para designs híbridos com fatores de escala específicos da CPU. Este trabalho híbrido P-State inicial, por sua vez, aparecerá no kernel principal do Linux 5.14 neste verão.

Os processadores Intel Alder Lake de 12ª geração apresentarão uma mistura de núcleos "Golden Cove" de alto desempenho e núcleos "Gracemont" de alta eficiência. Além de quão bem o escalonamento de frequência da CPU do Linux é tratado, outra área importante que estamos esperando para ver é em torno do planejador. Houve alguns patches de agendador de kernel Linux na preparação para processadores híbridos Intel, embora não esteja claro como o kernel principal está preparado para Alder Lake, especialmente com esses processadores para apresentar um "agendador de hardware de próxima geração". Em qualquer caso, os patches de código aberto / Linux Alder Lake continuam avançando e devem ter todas as partes principais resolvidas a tempo para que essas CPUs Alder Lake comecem a ser enviadas no final deste ano.




Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário