FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.14 está para trazer a API de espaço do usuário retrabalhada para gráficos discretos da Intel

sexta-feira, 28 de maio de 2021

O Kernel Linux 5.14 está para trazer a API de espaço do usuário retrabalhada para gráficos discretos da Intel

 

Confira !!


O kernel  Linux 5.14 neste verão trará uma API de espaço do usuário retrabalhada para a placa de vídeo DG1 da Intel e suas futuras ofertas de gráficos discretos. Essa alteração na API de espaço do usuário do driver de gráficos do kernel Intel, que atualmente é marcada como "quebrada" até que tenha sido provada suficientemente capaz para as necessidades de espaço do usuário e estável, é principalmente necessária para lidar com a memória local do dispositivo (vRAM dedicada).

Há algum tempo, os engenheiros de driver de código aberto da Intel têm trabalhado em uma API de espaço do usuário redesenhada para acomodar o DG1 e os futuros processadores gráficos discretos da Intel. Este uAPI alterado é necessário para que o espaço do usuário seja capaz de controlar suas regiões de memória desejadas, quer desejem utilizar a memória do sistema ou agora a memória local do dispositivo conectada a um dGPU.

A nova API basicamente permite consultar regiões de memória disponíveis (ou seja, sistema ou disponibilidade de memória de dispositivo local), um novo ioctl semelhante ao GEM criar que pode aceitar uma cadeia de extensões possíveis e, em seguida, uma extensão que pode ser usada lá para permitir a especificação de uma memória região a ser usada para uma alocação.

Embora essa API redesenhada do espaço do usuário tenha sido enviada para o Linux 5.14 por meio do DRM-Next, com esse kernel ela está escondida atrás da opção CONFIG_BROKEN e ainda não garante a estabilidade da API. Ainda está sendo abordado o driver do kernel Intel está trabalhando para fazer uso do gerenciamento de memória TTM. Assim que a conversão para gerenciamento de memória TTM for concluída e os últimos patches do Mesa publicados para fazer uso do novo uAPI, depois de tudo isso ter sido verificado, o novo código da API do espaço do usuário será exposto "para valer" (não por trás do código quebrado opção), bem como, finalmente, adicionar o (s) PCI ID (s) para a placa de vídeo DG1 ao kernel do Linux

Esta API de espaço do usuário retrabalhada para gráficos discretos da Intel foi enviada hoje como parte do drm-intel-gt-next para assar em DRM-Next até que a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.14 seja iniciada em cerca de um mês. Também chegando no lado gráfico da Intel com o Kernel Linux 5.14 está a ativação do Alder Lake P e outras mudanças.




Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário