FERRAMENTAS LINUX: O Libreboot vê o primeiro novo lançamento em quase 5 anos, compatível com mais placas-mãe antigas

domingo, 23 de maio de 2021

O Libreboot vê o primeiro novo lançamento em quase 5 anos, compatível com mais placas-mãe antigas

 


Confira !!


O Libreboot como o Coreboot downstream focado em fornecer uma substituição de BIOS / firmware totalmente de código-fonte aberto, sem quaisquer caixas pretas / blobs binários, está em uma nova versão. A versão anterior marcada do Libreboot foi em 2016, mas agora foi seguida por uma nova versão, embora em forma de teste.

O Libreboot 20210522 permite que mais hardware da era Intel GM45 / X3X funcione com esta alternativa de código aberto para o firmware BIOS / UEFI proprietário. As novas placas suportadas por esta versão do Libreboot incluem Acer G43T-AM3, Lenovo ThinkPad R500, Lenovo ThinkPad X301 e Intel G43T-AM3. Sim, é muito difícil em 2021 ficar animado com as placas-mãe Socket 775 ou os laptops Penryn de 45 nm. Libreboot é amplamente limitado a suportar essas plataformas desatualizadas devido ao seu foco em ser totalmente de código aberto e não usar quaisquer binários Intel FSP, etc.

Com este lançamento, agora leva Libreboot para suportar cerca de uma dúzia de placas entre muitos laptops Lenovo ThinkPad antigos, alguns Apple Macs antigos e algumas placas-mãe de servidores AMD Opteron antigas. Havia suporte do Libreboot para o novo ASUS Chromebook C201, mas foi removido com este lançamento, pois o sistema de compilação do Libreboot não está se integrando bem no Arm no momento.

Mais detalhes sobre esta nova versão do Libreboot para seu hardware vintage podem ser encontrados em Libreboot.org .






Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário