Confira !!
Enquanto as melhorias de última hora no AMD Zen 3 "znver3" conseguiram fazer isso para o GCC 11 que foi lançado recentemente, a recente estreia do LLVM 12.0 não teve tanta sorte no suporte ao Zen 3. Houve uma ativação muito básica que chegou ao LLVM 12, mas agora o suporte mais completo não é esperado até o LLVM 13 neste outono.
O suporte inicial "-march = znver3" chegou ao LLVM 12, mas o modelo de planejador ajustado do Zen 3 não chegou, embora as atualizações iniciais do modelo de planejador tenham sido postadas para revisão em janeiro. Foi apenas neste fim de semana que o modelo de agendador Zen 3 agora pousou no LLVM Git para LLVM 13.0 que estreará como estável em setembro ~ outubro ou um pouco antes disso, se estiver fazendo uma versão do LLVM 12.0.1 com back-ported.
Este modelo de agendador Zen 3 foi construído do zero contando com o analisador de código de máquina llvm-mca do LLVM para gerar custos de instrução realistas, etc. O novo modelo de agendador teve testes / benchmarking limitados até agora, mas deve ajudar algumas cargas de trabalho com RawSpeed sendo uma carga de trabalho notada. tanto que esta adição ajudou.
Este commit adiciona 14,3k linhas de novo código, fornecendo o modelo Zen 3 atual. É uma pena que isso não tenha acontecido meses atrás, garantindo um bom suporte do compilador pronto para uso no lançamento, pelo menos para a série AMD EPYC 7003 ou idealmente até antes do lançamento da série Ryzen 5000 no ano passado. A Intel, por sua vez, adicionou Icelake-Server ao GCC e LLVM / Clang em 2018 e continua bem conhecida por sua habilitação de código aberto em tempo hábil bem antes do lançamento.
O LLVM 13.0 deve ser lançado em setembro ou outubro (o calendário de lançamentos do LLVM 13 ainda não foi publicado, mas seu segundo lançamento do ano geralmente ocorre então, dependendo de como se desenrola com bugs bloqueadores, etc), então veremos que mais otimizações da AMD podem chegar ainda antes deste próximo lançamento do compilador de código aberto.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário