FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.14 deve ter uma criação adicional para o Intel Alder Lake M

terça-feira, 1 de junho de 2021

O Kernel Linux 5.14 deve ter uma criação adicional para o Intel Alder Lake M

 

Confira !!


Nos últimos meses, houve muitos patches de kernel do Linux para trazer o Alder Lake S e Alder Lake P, enquanto mais recentemente os patches de ativação para dispositivos móveis de baixa potência Alder Lake M começaram.

O suporte do Linux para Alder Lake M está atrás do ADL-S e do ADL-P, mas não muito e, na maioria dos casos, o ADL-M soma a adição de IDs PCI adicionais.

Até agora, no kernel Linux principal para o kernel Linux 5.13, há suporte Alder Lake M com os drivers intel_th PCI e USB DWC3, mas com o ciclo Linux 5.14 neste verão é quando parece que mais dessa ativação inicial acontecerá.

Entre os patches de Alder Lake M pendentes agora por meio de várias árvores "-next" e listas de discussão estão para suporte de som Alder Lake M com codecs PCH-DMIC ou SoundWire, bem como suporte de som legado, suporte Pinctrl, MFD Intel-LPSS e outras áreas precisando de novos IDs de PCI. Nenhuma surpresa real nos patches pendentes sobre os novos caminhos de código já introduzidos para Alder Lake.

Parece que o Kernel Linux 5.14 provavelmente será a linha de base para o suporte a Alder Lake M, mas veremos quais outros patches remanescentes ainda estão por aí que irão ou não chegarão à próxima janela de mesclagem que começará em cerca de um mês. Normalmente a Intel lança sua habilitação de kernel Linux para novo hardware com bastante antecedência e desta vez ainda faltam meses, mas não a margem que estamos acostumados a ver fora da empresa, mas Alder Lake é um grande avanço e seus engenheiros Linux continuam a encerrar o suporte do Xeon Sapphire Rapids também.

Alder Lake é o processador Intel Core de 12ª Geração, que é mais notavelmente uma arquitetura híbrida de Golden Code e Gracemont de núcleos de baixo consumo. Alder Lake também está introduzindo suporte DDR5 / LPDDR5, gráficos Intel Gen12 Xe refinados e outras melhorias. Será interessante ver como o suporte e o desempenho do Linux se desenvolverão para Alder Lake quando os processadores de próxima geração começarem a ser comercializados no final deste ano.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário