FERRAMENTAS LINUX: A Intel está trabalhando na implementação de gerenciamento de energia baseado em firmware GuC para o Linux

domingo, 11 de julho de 2021

A Intel está trabalhando na implementação de gerenciamento de energia baseado em firmware GuC para o Linux

 


Confira !!

Voltando a 2017, nos trabalhos do gerenciamento de energia baseado em firmware para gráficos Intel com sua implementação GuC. Esse trabalho não avançou com o tempo, mas agora com a Intel renovando seu trabalho em torno do GuC e com o futuro hardware que pode exigir este firmware apenas binário, eles estão revisitando novamente o gerenciamento de energia do GuC.

A Intel tem trabalhado para fazer a transição para o agendamento baseado em firmware GuC como uma opção para gráficos Gen11 / Icelake e mais recentes. No momento, eles não parecem estar procurando forçar o GuC por padrão para o hardware existente, mas isso pode mudar para o futuro / futuro hardware gráfico Intel. O trabalho de driver de código aberto em torno do GuC está em andamento há anos. O microcontrolador GuC existe desde Skylake por ser capaz de descarregar algumas funcionalidades do driver gráfico do kernel para este microcontrolador. A única área onde o GuC está sendo usado atualmente no kernel é em torno de seu "HuC" para autenticação HEVC / H.265 com seu driver de mídia.

Com o microcontrolador GuC em melhor forma para o Gen11 + e a possibilidade de exigir seu uso para gráficos Intel futuros, houve o trabalho de agendamento de contexto observado nos últimos meses e, em seguida, na sexta-feira marcou os novos patches em torno do gerenciamento de energia GuC que não vimos tocado de outra forma em vários anos. Claro, alguns não ficarão felizes com isso com o firmware do GuC sendo carregado em tempo de execução e apenas binário, mas tanto a NVIDIA quanto a AMD também exigem firmware de código fechado para inicialização de hardware para suas GPUs modernas.

Esses 15 ~ 16 patches conectam o uso do recurso de controle de energia de loop único no GuC para lidar com algum trabalho de gerenciamento de energia que, de outra forma, seria feito por seu driver de kernel i915. "Com esta série, vamos habilitar dois recursos de PM - GTPerf e GuCRC. Estes são os equivalentes Turbo e RC6 da versão baseada em host. O GuC fornece várias interfaces por meio de mensagens host-to-guc, o que permite que o KMD habilite esses recursos após o GuC ser carregado e o envio do GuC habilitado. Desativaremos especificamente o IA / GT Balancer e os recursos de controle do ciclo de trabalho no SLPC. "O GuC SLPC quando totalmente utilizado visa oferecer melhor eficiência para tarefas de gerenciamento de energia do que ser manipulado pelo driver gráfico do kernel. Será interessante ver como ele funciona bem na prática em gráficos Icelake e mais recentes.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário