FERRAMENTAS LINUX: A Intel lança os mais novos patches de extensões de matriz avançada para o Linux (AMX Patches v7)

domingo, 11 de julho de 2021

A Intel lança os mais novos patches de extensões de matriz avançada para o Linux (AMX Patches v7)


 Confira !!

Há mais de um ano, desde que Advanced Matrix Extensions (AMX) foi divulgado pela primeira vez como um recurso futuro com o Xeon "Sapphire Rapids", os engenheiros da Intel têm postado patches do  AMX para habilitar o novo suporte para mudanças necessárias do kernel para pilhas de compiladores de código. O suporte do kernel Linux para o AMX ainda não chegou, mas agora foi revisado pela sétima vez para análise pública.

Enviado no sábado pela Intel foi seu mais recente conjunto de 26 patches para suporte a Advanced Matrix Extensions no kernel. Mudanças de kernel para AMX são necessárias em torno do gerenciamento de pilha de software com expansão sob demanda de buffers de alternância de contexto por tarefa usando XSAVE, garantindo que AMX não seja executado simultaneamente em irmãos SMT e uma nova chamada de sistema seja introduzida para que os aplicativos possam solicitar acesso a Uso de AMX. A chamada do sistema (um sinalizador arch_prctl) para solicitar acesso AMX é feita para sinalizar que a aplicação é responsável por usar uma pilha de sinal alternativa e que a pilha é grande o suficiente, o que pode ser facilmente realizado usando a moderna ABI Glibc. Tentar fazer uso do AMX no Linux sem as permissões adequadas da chamada do sistema resultará na saída do processo.

Este sétimo giro dos patches do kernel do Linux para Intel AMX adiciona um novo parâmetro de bitmap de estado à chamada do sistema, bem como uma nova chamada do sistema para retornar o bitmap de permissão. Existem também outras atualizações de permissão, simplificando o código de cálculo de tamanho XSTATE e comentários de código atualizados.

Esses patches de kernel AMX mais recentes podem ser encontrados no LKML . Dado o momento, é tarde demais para ver a janela de mesclagem do 5.14 em andamento, mas veremos se ela consegue se ajustar ao ciclo do 5.15 ainda este ano ... Pelo menos com a Intel não aumentando o Sapphire Rapids até o 2º trimestre de 22 lá ainda é mais tempo para obter o suporte do Linux para AMX antes que os processadores sejam lançados.







Fonte

Até a próxima !1

Nenhum comentário:

Postar um comentário