Confira !!
Além do Sapphire Rapids apresentando Advanced Matrix Extensions (AMX), a nova documentação do desenvolvedor detalhou os recursos do AVX-512 FP16 que vêm com os processadores Xeon de próxima geração. A Intel publicou a documentação inicial do desenvolvedor em torno do AVX512FP16, bem como um grande conjunto de patches do compilador GCC e LLVM Clang para lidar com os novos intrínsecos.
A nova documentação confirma o suporte do tipo de dados AVX-512 FP16 que vem com Sapphire Rapids. Comparado com FP32 / FP64, o suporte FP16 para AVX-512 oferece suporte ao tratamento de velocidade total de valores desordenados (FP16). Isso também não deve ser confundido com o suporte AVX-512 BF16 encontrado com Cooper Lake para BFloat16. Este suporte de ponto flutuante de meia precisão AVX-512 deve ajudar no treinamento e inferência com modelos de aprendizado profundo onde FP32 não é necessário, entre outros casos de uso.
A Intel não falou muito sobre os recursos do AVX-512 FP16 para Sapphire Rapids, mas a documentação inicial pode ser encontrada em Intel.com e só recentemente foi tornada pública.
Os engenheiros do compilador da Intel postaram agora um conjunto de
62 patches para o GNU Compiler Collection (GCC) para oferecer suporte a todos os novos intrínsecos do AVX512FP16 junto com a autovetorização _Float16 e trabalhos relacionados.
Até agora, a base de código do GCC não viu nenhum suporte para o AVX-512 FP16, mas dado o tempo atual, este trabalho ainda deve chegar confortavelmente para o compilador
GCC 12 que será lançado no próximo ano. GCC 12 estável deve ser lançado no segundo trimestre do próximo ano, bem próximo às
expectativas do Xeon Sapphire Rapids ramp. Portanto, ele estará em um compilador estável, mas sem já tê-lo, digamos, o GCC 11, significa que distribuições como o Ubuntu 22.04 LTS não têm esse suporte como parte de seu compilador padrão. Normalmente, a Intel é muito boa em conseguir que os novos recursos do compilador sejam integrados com bastante antecedência para que o suporte seja normalmente ajustado um ano antes do lançamento para garantir um suporte generalizado. Com Sapphire Rapids houve alguns bits chegando um pouco tarde, como a ativação AMX ainda vindo junto e agora também este AVX-512 FP16 funciona.
Os engenheiros da Intel também
postaram um conjunto de patches do LLVM / Clang na quarta-feira para conectar o suporte AVX512-FP16. No front do Clang, se chegar em breve, ele entrará no LLVM 13.0 que, graças à cadência de lançamento de meio ano, aparecerá em versões estáveis neste outono.
Enquanto a documentação da Intel confirma este suporte ao AVX-512 FP16 para Sapphire Rapids, para aqueles que desejam detectar a capacidade avançando um patch de kernel Linux anterior adicionou a detecção de CPU ID e por sua vez relatando-o como "avx512_fp16" via / proc / cpuinfo .
Nenhum comentário:
Postar um comentário