Confira !!
Embora o suporte do Clang PGO tenha sido enviado para o Kernel Linux 5.14 como parte das atualizações do compilador Clang para esta próxima versão do kernel, a funcionalidade foi posteriormente descartada e uma nova solicitação de pull foi emitida após as críticas de Linus Torvalds e outros.
Embora o Google e outros já estejam usando este suporte de otimização guiada por perfil Clang para o kernel Linux para construir kernels otimizados para carga de trabalho, houve perguntas e críticas levantadas sobre ele que levaram à solicitação de pull sendo reenviada sem os bits PGO no lugar.
Linus Torvalds questionou sua abordagem de criação de perfil contando com a instrumentação do LLVM / Clang em vez de se concentrar em ser capaz de coletar o perfil / amostragem usando o subsistema perf existente do kernel. As ferramentas Clang, entretanto, parecem ser mais universais e em melhor posição no momento. Em particular, indo na rota do desempenho, apenas com CPUs Intel os contadores de desempenho de hardware manuseiam-se em muito boa forma. Com os processadores AMD Zen 3, o suporte a contadores de desempenho está em melhor forma, mas isso representaria um problema para aqueles em sistemas não Intel que desejam construir um kernel otimizado para PGO se usar perf para amostragem. Também há uma falta de um bom suporte de perfil de desempenho no momento no ARM.
No final das contas, Linus é mais a favor de usar a infraestrutura de perf do kernel em vez da instrumentação LLVM e então converter esses dados de perf em um formato utilizável para o Clang. Preocupações também foram levantadas por outros sobre o quanto dessa infraestrutura PGO do kernel seria portável para outros compiladores e a velocidade do kernel em seu modo de depuração / criação de perfil ao coletar tais perfis.
Portanto, pelo menos por enquanto, as atualizações do Clang puxadas para o Kernel Linux 5.14 foram reenviadas e já mescladas sem o suporte PGO.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário