FERRAMENTAS LINUX: O suporte de rede para o Lunar Lake da Intel chega com o Kernel Linux 5.15

sexta-feira, 23 de julho de 2021

O suporte de rede para o Lunar Lake da Intel chega com o Kernel Linux 5.15


Confira !!


Em março, escrevi sobre os engenheiros de código aberto da Intel que já estavam começando a criar o Linux para o "Lunar Lake" como uma futura plataforma de cliente que não será lançada até 2023, pelo menos. Esse trabalho começou com a habilitação do Lunar Lake dentro do driver de rede e1000e existente e esse trabalho de habilitação de hardware será finalmente implementado neste outono com o Linux 5.15.

O Lago Lunar é o sucessor esperado do Lago Meteor, com o Lago Meteor seguindo a próxima geração do Lago Alder. Os engenheiros do Linux da Intel já analisaram a maior parte do código de ativação do Alder Lake e o corrigiram enquanto víamos algum código do Meteor Lake Linux. Agora, com sua pontualidade, já existem os primeiros bits para o suporte ao driver de código aberto Lunar Lake.

Os patches mencionados em março para trazer o Lunar Lake com o driver e1000e são os bits iniciais vistos até agora no código "-next" para Linux 5.15. São necessárias apenas algumas mudanças básicas com os novos IDs de PCI para fazer o Lunar Lake funcionar com esse driver ao longo dos mesmos codepaths do Tiger Lake / Alder Lake / Meteor Lake. E um patch relacionado também foi mesclado . Esse suporte do Lago Lunar está agora vivendo com sucesso em net-next antes do Kernel 5.15.

Os detalhes sobre o Lago Lunar ainda são escassos, enquanto com o tempo devemos ver os patches de suporte ao Linux mais robustos que devem revelar detalhes mais interessantes. Mas, por enquanto, somos gratos pelo menos à Intel estar continuando em sua trajetória estelar de suporte de código aberto pontual, com a maioria dos bits chegando bem antes dos lançamentos de hardware.









Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário