FERRAMENTAS LINUX: O VirtIO-IOMMU chega ao x86 com o Kernel Linux 5.14

domingo, 11 de julho de 2021

O VirtIO-IOMMU chega ao x86 com o Kernel Linux 5.14

 

Confira !1

O driver VirtIO-IOMMU agora funciona em hardware x86 / x86_64 com o kernel Linux 5.14.

Adicionado dois anos atrás ao kernel do Linux estava o driver VirtIO-IOMMU ( fundido no Linux 5.3 ) com um foco original em AArch64 para hardware para IOMMU paravirtual após ter sido trabalhado fora da árvore por anos antes. Agora com o Linux 5.14 em 2021, o código VirtIO-IOMMU está adaptado para funcionar em hardware Intel / AMD x86 também.

A especificação IOMMU no VirtIO permite que o dispositivo gerencie o DMA de um ou mais terminais e pode atuar como um proxy para dispositivos físicos de gerenciamento de IOMMUs atribuídos ao convidado. VirtIO-IOMMU pode lidar com o gerenciamento de dispositivos emulados e para-virtualizados.

Este suporte x86 para o VirtIO-IOMMU vem após o suporte da nova tabela VIOT ACPI. A ACPI Virtual I / O Translation Table (VIOT) é usada para descrever a topologia de plataformas para-virtuais e, neste caso, no x86 é usada para descrever a relação entre virtio-iommu e terminais.

Além de virtio-iommu para x86, as mudanças IOMMU para o Kernel Linux 5.14 também incluem atualizações Arm SMMU, Intel VT-d agora com suporte a recursos aninhados assíncronos e uma variedade de outras melhorias. Outra novidade é a opção de linha de comando do kernel "amd_iommu = force_enable" para forçar IOMMU em plataformas onde normalmente é problemático. AMD Stoney está entre as plataformas que frequentemente exibem comportamento IOMMU com erros.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário