FERRAMENTAS LINUX: Os Gráficos Intel mais antigos com o Crocus desfrutam de melhorias no EXT_gpu_shader4, GLAMOR 2D

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Os Gráficos Intel mais antigos com o Crocus desfrutam de melhorias no EXT_gpu_shader4, GLAMOR 2D

 Confira !

O driver Crocus Gallium3D independente da Mesa, que oferece uma alternativa moderna de driver OpenGL para Haswell e hardware gráfico mais antigo, continua apresentando melhorias após sua recente introdução.

O Crocus já está em boa forma para i965 até os gráficos Haswell Gen7, embora algumas gerações estejam em melhor situação do que outras . Com o código recente do Mesa 21.2 da semana passada, Gen4 / Gen5 está vendo melhor suporte para cargas de trabalho, pelo menos contando com o suporte EXT_gpu_shader4. EXT_gpu_shader4 foi originalmente desenvolvido pela NVIDIA durante os 8 dias do GeForce para estender o GLSL e fornecer novas funções de pesquisa de textura, suporte completo para inteiro com sinal / inteiro sem sinal para GLSL e outros recursos.

O hardware Intel de mais de uma década atrás continua apresentando melhorias no driver de código aberto do Linux.



Este upstreaming segue solicitações de usuários sobre o desejo de tal funcionalidade em gráficos Intel mais antigos. Em particular, os usuários do Libreboot ainda rodam o hardware GM45 com gráficos GMA 4500 devido à sua natureza aberta. Ter a extensão Shader4 rodando pelo menos permite que mais softwares OpenGL rodem nesses gráficos integrados antigos, embora não necessariamente os mais rápidos.

Além de David Airlie da Red Hat adicionar o suporte EXT_gpu_shader4 ao Mesa, ele também fundiu o suporte para EXT_gpu_shader4 no código GLAMOR do servidor X.Org. Isso permite o uso de vários caminhos do GLSL 1.30 em GPUs que têm essa extensão, mas não têm o GLSL 1.30 completo. Isso deve render maior suporte / desempenho para os gráficos Intel Gen4 / Gen5 com esta aceleração 2D genérica via OpenGL para o X.Org. Server















Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário