FERRAMENTAS LINUX: A Aceleração do AV1 VA-API está chegando para os usuários do Linux AMD Radeon RX 6000 Series

sábado, 14 de agosto de 2021

A Aceleração do AV1 VA-API está chegando para os usuários do Linux AMD Radeon RX 6000 Series

 


Confira !!

Com as GPUs AMD RDNA2, como a série Radeon RX 6000, há suporte de hardware para decodificação AV1, enquanto o suporte para Linux demorou a se materializar. Felizmente, isso agora está mudando.

Voltando ao ano passado, houve os patches de kernel em torno da decodificação de vídeo AV1 para o driver de kernel AMDGPU com hardware Navi 2 / VCN 3.0. Mas para o espaço do usuário está faltando para expor a decodificação de vídeo acelerada AV1.

Foi aberto esta semana, uma solicitação de mesclagem para a introdução do suporte de decodificação de vídeo AV1 para a API de aceleração de vídeo (VA-API).

Este trabalho expõe o suporte do AV1 no rastreador de estado VA-API do Gallium3D (incluindo conteúdo de vídeo de 10 bits) e coloca os bits Radeon necessários no lugar para que a decodificação possa funcionar com essas GPUs AMD de última geração. As GPUs Pré-RDNA2 não têm os recursos de hardware Video Core Next (VCN) para AV1 acelerado.

VA-API é uma das APIs de aceleração de vídeo Linux comuns usadas por vários reprodutores de mídia e software de multimídia no Linux. Intel com Tiger Lake também tendo decodificação AV1 já está preparando o AV1 VA-API para o FFmpeg e outros softwares.

Este suporte Radeon VA-API para AV1 deve ser incorporado ao Mesa 21.3-devel em breve e, por sua vez, começar a desfrutar da decodificação AV1 acelerada por GPU em RDNA2.

Para aqueles que possuam hardware mais antigo, pelo menos dav1d é muito rápido para decodificação AV1 baseada em CPU.







Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário