FERRAMENTAS LINUX: A chegada do DAMON da Amazon para o Kernel Linux 5.15

sábado, 7 de agosto de 2021

A chegada do DAMON da Amazon para o Kernel Linux 5.15

 


Confira !!

O código "DAMON" do Data Access Monitor da Amazon agora está definido para introdução no Kernel Linux 5.15 .

A Amazon tem postado os patches DAMON por mais de um ano e passou por quase três dezenas de revisões para este módulo do kernel para monitorar acessos de dados para processos específicos do espaço do usuário. O DAMON foi projetado para ser leve e preciso para domínios centrados no desempenho. A infraestrutura central do DAMON agora está pronta para a linha principal, enquanto a construção do DAMON são mais recursos que vêm por aí. Uma coisa digna de nota é a recuperação proativa de memória baseada em DAMON para fornecer economias de memória consideráveis. Existem também vários utilitários de espaço do usuário de código aberto desenvolvidos pela Amazon em torno do DAMON.

DAMON é um subsistema de estrutura de monitoramento de acesso a dados para o kernel Linux. Os mecanismos principais do DAMON chamados de 'amostragem baseada em região' e 'ajuste de regiões adaptáveis' tornam-no

- preciso (as informações monitoradas são úteis para gerenciamento de memória em nível de DRAM. No entanto, pode não ser apropriado para precisão em nível de cache.),

- leve- peso (a sobrecarga de monitoramento é baixa o suficiente para ser aplicada online sem causar impacto no desempenho das cargas de trabalho de destino.) e

- escalável (o limite superior da sobrecarga de instrumentação é controlável, independentemente do tamanho das cargas de trabalho de destino).

Usando essa estrutura, portanto, os mecanismos de gerenciamento de memória central do kernel, como recuperação e THP, podem ser otimizados para um melhor gerenciamento de memória. Os trabalhos de otimização de gerenciamento de memória experimental que incorrem em alta sobrecarga de instrumentação poderão ter outra tentativa. Enquanto isso, no espaço do usuário, os usuários que possuem algumas cargas de trabalho especiais serão capazes de escrever ferramentas ou aplicativos personalizados para um entendimento mais profundo e otimizações especializadas de seus sistemas.

A notícia ontem foi Andrew Morton relatando que ele fundiu os patches principais do DAMON no código de gerenciamento de memória que ele supervisiona para o kernel do Linux.

Com Andrew pegando os patches DAMON agora em sua árvore, isso o torna parte do material que será enviado a Linus Torvalds em algumas semanas para manutenção assim que a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.15 abrir.







Fonte

Até a próxima !

Nenhum comentário:

Postar um comentário