FERRAMENTAS LINUX: A engenharia reversa e o desenvolvimento do Linux no Apple Silicon M1 continua

sábado, 14 de agosto de 2021

A engenharia reversa e o desenvolvimento do Linux no Apple Silicon M1 continua

 


Confira !!

Um novo relatório de status foi publicado pelos desenvolvedores do "Asahi Linux" que continuam a trabalhar no fornecimento de suporte ao Linux para o Apple Silicon inicialmente com o SoC M1.

O Asahi Linux continua fazendo progresso na habilitação do Apple M1 no Linux. Alguns dos trabalhos que eles realizaram neste verão incluem:

- O suporte inicial para o Apple M1 no Kernel Linux 5.13 .

- O trabalho de engenharia reversa continua. Além da prova cega, ajudar na engenharia reversa para componentes mais avançados foi ajudado por alavancar seu hipervisor personalizado no topo do bootloader m1n1 do projeto com macOS no topo. O hipervisor baseado em m1n1, por sua vez, possui vários recursos de depuração para ajudar na engenharia reversa, rastreamento e fornecimento de recursos de depuração de baixo nível.

- Uma das áreas com muito trabalho de engenharia reversa é o coprocessador do mecanismo de exibição DCP. Embora tenha ocorrido o trabalho inicial do "Asahi" no Mesa, eles ainda precisam montar um driver DRM do kernel do Linux para a exibição e recursos gráficos 3D.

- Quando o suporte DCP é resolvido, devido aos recursos, eles provavelmente acabarão suportando apenas certas versões de firmware dele. A versão do firmware DCP muda e, devido à batalha para trazer e manter o suporte, eles provavelmente terão como alvo apenas um subconjunto.

- Também há trabalho na criação de um instalador Asahi Linux para implantar o ambiente Linux no hardware Apple Silicon. A instalação é complicada devido à necessidade de criar uma instalação "macOS" para que a Apple o reconheça como um sistema operacional inicializável.

- Para o Kernel Linux 5.15, o driver M1 DART provavelmente pousará, o que, por sua vez, será necessário para PCIe, USB, DCP e outras funcionalidades futuras.

Mais detalhes sobre esse trabalho por meio do relatório de progresso de agosto de 2021 .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário