FERRAMENTAS LINUX: A Intel publica os patches trazendo memória de vídeo discreta DG2 / Alchemist para o Linux

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

A Intel publica os patches trazendo memória de vídeo discreta DG2 / Alchemist para o Linux

 

Confira !!

Desde o início de julho, vimos a Intel começando a suportar patches de suporte ao Linux para sua placa de vídeo DG2, que agora é conhecida pelo codinome "Alchemist" . Houve várias rodadas de patches DG2 desde que eles começaram a divulgar publicamente o código - incluindo alguns trabalhos notáveis ​​como apresentação do DisplayPort 2.0 - enquanto enviados neste domingo é outra peça importante do quebra-cabeça: obter a memória do dispositivo (o vRAM dedicado ) realmente trabalhando com o driver de código aberto.

Fazer com que a memória local do dispositivo funcione para o DG2 / Alchemist é obviamente crítico e também uma das áreas onde a criação de DG1 demorou um pouco, uma vez que o driver gráfico Intel Linux de código aberto anteriormente só precisava lidar com a memória do sistema para o gráficos integrados de gerações anteriores. Então, desde que começaram a criação do DG1, eles tiveram que reestruturar o driver para introduzir a noção de memória local do dispositivo enquanto retinham o código de memória do sistema compartilhado, começando a trabalhar no suporte de gerenciamento de memória TTM para gerenciar a memória desse dispositivo e vários outros muda agora que a Intel está entrando no espaço gráfico discreto com suas próximas placas gráficas ARC.

Dado todo o DG1 se preparando para este estágio, o suporte à memória do dispositivo não é tão invasivo com apenas cerca de 500 novas linhas de código para DG2 / Alchemist e quaisquer outras plataformas Gen12.5 + com memória do dispositivo. O tamanho mínimo da página aumentou para 64 KB, há mudanças em torno do estado de controle de compressão e várias outras mudanças de baixo nível.

Os patches para este suporte de memória de dispositivo DG2 / Alchemist podem ser encontrados na lista de mala direta do driver . Devido ao tempo deste trabalho, esses patches não serão atualizados até o ciclo do Kernel Linux 5.16.

Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário