FERRAMENTAS LINUX: O Driver de gráficos Intel enfileira mais código do DG2 para o Linux ao remover o Cannon Lake

quinta-feira, 12 de agosto de 2021

O Driver de gráficos Intel enfileira mais código do DG2 para o Linux ao remover o Cannon Lake

 

Confira !

A Intel tem outro grande lote de atualizações de driver de gráficos de kernel de código aberto que enviou ao DRM-Next para enfileiramento antes do próximo ciclo do Linux 5.15 . A placa de vídeo DG2 está sendo conectada enquanto esta solicitação de pull também finalmente remove a placa de vídeo Cannon Lake "Gen 10" que nunca se materializou em produtos comerciais.

No início de julho, a Intel começou a postar o suporte para osdrivers gráficos DG2 , bem como suporte para SDV XeHP. Esta segunda placa de vídeo Intel está sendo trazida para o Linux agora com DG1 sendo finalmente ajustado com todas as mudanças em torno da memória local do dispositivo, transição para gerenciamento de memória TTM, manipulação de GuC, uso do agendador DRM e muito mais que tem estado em andamento por meses, enquanto várias séries de patch ainda estão trabalhando em seu caminho para a linha principal.

Na semana passada, por meio do código "drm-intel-gt-next", estava o código de suporte inicial do XeHP e DG2, enquanto o resto da apresentação inicial do DG2 faz parte da solicitação de pull drm-intel-next desta semana para DRM-Next. A habilitação DG2 básica está aqui e será encontrada no Linux 5.15, embora não esteja imediatamente claro para os de fora como este suporte está maduro ou pronto para terceiros fora da Intel. O Intel DG2 está supostamente fazendo uma amostragem para desenvolvedores externos agora, enquanto há rumores de um possível lançamento do CES 2022, então ainda há mais tempo para trabalhos futuros no suporte ao kernel.

Conforme escrito no mês passado, a Intel está finalmente deixando o suporte gráfico para o Cannon Lake do driver do kernel. Em 2020, já havia a remoção deste suporte "CNL" Gen10 de seu código de espaço do usuário Mesa, enquanto para Linux 5.15 este código também está sendo eliminado no kernel, visto que nenhuma CPU Cannon Lake foi enviada com os gráficos habilitados.

O pull Intel DRM-Next desta semana também tem várias atualizações de manipulação de tela, várias melhorias de código para lidar com diferentes gerações / revisões de hardware gráfico e uma ampla variedade de correções. As correções beneficiam principalmente seus gráficos Gen12 de última geração, bem como peças futuras como Alder Lake.

A lista completa das alterações Intel DRM-Next desta semana por meio deste PR .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário