FERRAMENTAS LINUX: As alterações do agendador para o Kernel Linux 5.15 - Estão ainda sem sinal de qualquer otimização do Intel Thread Director

terça-feira, 31 de agosto de 2021

As alterações do agendador para o Kernel Linux 5.15 - Estão ainda sem sinal de qualquer otimização do Intel Thread Director


 Confira !!

Ingo Molnar começou a enviar suas solicitações de pull bem cedo como de costume para a janela de mesclagem do kernel Linux 5.15 recém-aberta . Com as mudanças do agendador para esta próxima versão do kernel, há algumas melhorias que valem a pena mencionar, mas também vale a pena mencionar o que ainda não encontrou seu caminho para o kernel: quaisquer otimizações de software em torno do Intel Thread Director para os próximos processadores Alder Lake .

O novo material do planejador para o Kernel Linux 5.15 inclui mudanças para lidar com a afinidade de planejamento assimétrico. Essa afinidade de agendamento assimétrico é inicialmente focada no tratamento de tarefas de 32 bits em sistemas AArch64 onde alguns SoCs têm núcleos somente AArch64 não capazes de execução de 32 bits (AArch32). As mudanças de escalonamento permitem definir sua própria máscara possível de CPU para tarefas para garantir que o escalonador colocará uma determinada tarefa em uma CPU que a suporta. Novamente, inicialmente tudo focado na frente do arm com tarefas ldo legacy de 32 bits para alguns SoCs com núcleos apenas de 64 bits.

As mudanças do planejador para o Kernel Linux 5.15 também incluem suporte ao cgroup SCHED_IDLE, melhorias no planejador de prazo, determinação aprimorada da distância do nó da CPU e várias correções. A lista completa de patches do planejador para a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.15 pode ser encontrada viaeste PR .

Notavelmente, o que não faz parte desta solicitação de pull, nem vi em outro lugar na lista de e-mails do kernel ou em qualquer repositório Git público de teste proeminente, é qualquer suporte / otimizações Linux em torno do Intel Thread Director. Com os próximos processadores Alder Lake, existe o Thread Director como a nova funcionalidade baseada em hardware da Intel para tentar determinar o melhor posicionamento de uma determinada tarefa entre sua mistura de núcleos de eficiência de energia E e P de desempenho.




O Thread Director é baseado em hardware para tentar determinar a localização de tarefa mais apropriada entre Alder Lake e os futuros designs de processadores híbridos da Intel, mas há um elemento de software em jogo também. A Intel deixou claro durante o Architecture Day que o Windows 11 trará otimizações para o Thread Director, mas não foi muito claro nos detalhes. A Intel também não deu importância a qualquer suporte / otimizações de software Linux em torno do Thread Director. Bem, sem patches enfileirados para o Kernel Linux 5.15 que, por sua vez, será lançado como estável neste outono e com os primeiros processadores Alder Lake previstos para o final deste ano, não parece que a Intel terá qualquer otimização do Linux no dia do lançamento .

O kernel do Linux há muito vem atendendo aos designs big.LITTLE da Arm e recursos de suporte em torno do agendamento consciente de energia e outras melhorias de software nessa frente, incluindo este trabalho no Kernel 5.15 em torno do agendamento adequado de tarefas se determinados núcleos tiverem capacidades reduzidas, mas não temos vi qualquer coisa na frente da Intel nas áreas de agendador ou gerenciamento de energia. A P-State se preparou para designs de CPU Alder Lake / híbrida, mas novamente nenhuma atividade de kernel em torno do Thread Director, mesmo na forma de patch inicial no LKML.

O Thread Director deve funcionar bem sem qualquer compromisso com o sistema operacional, visto que o Microsoft Windows 10 deve funcionar bem com Alder Lake sem nenhuma mudança aparente no kernel, mas em qualquer caso, veremos o que acontecerá nas próximas semanas / meses e como o desempenho do Alder Lake Linux está fora do normal the-box ainda este ano.









Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário