Confira !!
Enquanto o Kernel Linux 5.12 viu o suporte inicial ser fundido para o Apple M1 , era o suporte básico com suporte mais robusto ainda por vir. Além do suporte gráfico ser um grande trabalho em andamento, uma das áreas que está surgindo agora é o novo driver PCI Express que é necessário para suportar mais funcionalidades deste driver.
Este driver Apple PCIe criado pela comunidade de código aberto - incluindo Correlium e Asahi Linux - é para o M1 agora, embora provavelmente será aplicável a futuras iterações dos SoCs de silício da Apple. Com este driver, o Linux pode começar a trabalhar para as portas USB Tipo A do dispositivo Apple M1, bem como para a porta Ethernet.
O trabalho ainda está sendo feito para que o WiFi e o Bluetooth funcionem nesses dispositivos Apple Silicon que começaram a ser comercializados no final do ano passado. Embora o driver Apple M1 PCIe esteja agora em análise, ele também depende de um driver GPIO que ainda está em andamento. Portanto, por enquanto, esse driver foi enviado como uma "solicitação de comentáios".
Mais detalhes para aqueles interessados nesta solução alternativa para Linux em torno do suporte Apple M1 PCI Express podem ver esta lista de discussão do kernel .
Para uma visão geral do estado geral do Apple M1 Linux no momento, consulte o relatório de progresso de agosto do projeto Asahi de ontem.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário