FERRAMENTAS LINUX: O Raytracing experimental para o Driver open source Vulkan da Radeon está próximo ao upstream do Mesa

terça-feira, 31 de agosto de 2021

O Raytracing experimental para o Driver open source Vulkan da Radeon está próximo ao upstream do Mesa

 Confira !!

Parece que nos próximos dias o suporte de raytracing no Vulkan para o driver "RADV" Radeon Vulkan do Mesa será atualizado para o Mesa 21.3 .

Nos últimos meses, o desenvolvedor de RADV Bas Nieuwenhuizen tem trabalhado no suporte de raytracing do Vulkan para o RADV , este driver Vulkan de código aberto não oficial para GPUs Radeon. Isso ocorreu sem nenhuma documentação de hardware da AMD e nenhum outro driver AMD de código aberto para usar como um ponto de referência, uma vez que a AMD ainda não publicou nenhum suporte de rastreamento de raios Vulkan para seu driver AMDVLK oficial.

No mês passado, ele obteve raytracig do RADV com GPUs RDNA2 a um ponto em que o Quake II em uma RTX agora pode ser renderizado corretamente, embora não seja a implementação de melhor desempenho.

Agora parece que o suporte inicial do driver de rastreamento de raio será upstreamed em breve no Mesa 21.3-devel, que por sua vez será lançado no quarto trimestre. No fim de semana, Bas abriu um MR para adicionar este suporte de traçado de raio experimental à linha principal. Ele observa que o desempenho ainda é insuficiente, mas o código deve ser de qualidade boa o suficiente para a manutenção.

Portanto, a menos que algum problema apareça em breve, parece que o suporte de rastreamento de raio RADV inicial será incorporado ao Mesa Git. Isso equivale a cerca de 2,6 mil linhas do novo código de driver RADV criado ao longo do último semestre para habilitar o suporte de rastreamento de raio. Este marco principal também o colocaria à frente do AMDVLK em ver o suporte de rastreamento de raio. Até o momento, a AMD só oferece suporte a ray-tracing no Linux ao fazer uso de seu driver Vulkan de código fechado dentro do pacote "Radeon Software for Linux" que faz uso de seu back-end de compilador de sombreador proprietário.

Continuando separadamente, tem havido um trabalho experimental para permitir o raytracing para as GPUs pré-RDNA2, mas o trabalho do desenvolvedor Joshua Ashton não faz parte dessa solicitação inicial de pull.






Fonte

Até  a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário