Uma das primeiras solicitações de pull para o Kernel Linux 5.15, agora que sua janela de mesclagem está aberta após o lançamento do Kernel Linux 5.14, é mesclar o KSMBD, o servidor de arquivos de protocolo SMB3 no kernel.
KSMBD é um servidor SMB3 embutido no kernel desenvolvido pela Samsung e focado em oferecer alto desempenho e novos recursos . Os recursos em torno do uso de RDMA é uma das áreas que o KSMBD está planejando adotar, pois pode ser mais facilmente alcançado por meio do espaço do kernel em vez do grande projeto Samba no espaço do usuário. O KSMBD pretende ter uma pegada muito menor em geral do que o conhecido projeto Samba para suporte SMB / CIFSS em Linux e outras plataformas não Windows.
O KSMBD tem sido trabalhado por um tempo e anteriormente era conhecido como CIFSD. Agora parece que este servidor de arquivos no kernel está pronto para entrar na linha principal.
Steve French, que supervisiona o código CIFS / SMB3 existente dentro do kernel, enviou uma solicitação de pull na noite de domingo que acessaria este servidor de arquivos no kernel.
ksmbd é um novo módulo do kernel que implementa o lado do servidor do protocolo SMB3. O objetivo é fornecer desempenho otimizado, servidor GPLv2 SMB, melhor tratamento de lease (cache distribuído). O objetivo maior é adicionar novos recursos mais rapidamente (por exemplo, RDMA também conhecido como "smbdirect" e melhorias recentes de criptografia e assinatura no protocolo) que são mais fáceis de desenvolver em um servidor de kernel menor e mais otimizado do que, por exemplo, no Samba. O projeto Samba é muito mais amplo em escopo (ferramentas, serviços de segurança, LDAP, controlador de domínio do Active Directory e um servidor de arquivos de plataforma cruzada para uma ampla variedade de propósitos), mas a parte do servidor de arquivos do espaço do usuário do Samba provou ser difícil de otimizar para alguns Cargas de trabalho do Linux, inclusive para dispositivos menores. Isso não pretende substituir o Samba, mas sim uma extensão para permitir uma melhor otimização para Linux, e continuará a se integrar bem com as ferramentas e bibliotecas do espaço do usuário do Samba quando apropriado. Trabalhando com a equipe do Samba, já nos certificamos de que os arquivos de configuração e xattrs estão em um formato compatível entre o kernel e o servidor de espaço do usuário.
A menos que Linus Torvalds encontre problemas com o código, ele pousará no Kernel Linux 5.15. Este servidor de kernel SMB3 em sua forma inicial é de 32k linhas de novo código.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário