FERRAMENTAS LINUX: A Intel lança os novos patches para Linux que procuram reativar o ENQCMD antes do Sapphire Rapids

terça-feira, 21 de setembro de 2021

A Intel lança os novos patches para Linux que procuram reativar o ENQCMD antes do Sapphire Rapids

 

Confira !!

Enquanto a Intel normalmente é muito boa com seu novo suporte de hardware estando em boa forma bem antes do lançamento, seu novo código para suportar a funcionalidade ENQCMD para o Data Streaming Accelerator (DSA) com Xeon "Sapphire Rapids" foi uma exceção. Neste verão, o kernel do Linux principal desativou o suporte a ENQCMD, já que o código foi "quebrado além do reparo", enquanto os engenheiros da Intel enviaram uma nova série procurando reativá-lo.

A instrução ENQCMD (e ENQCMDS) permite enviar atomicamente um descritor de trabalho para um dispositivo e parte do Data Streaming Accelerator estreando como parte dos processadores Sapphire Rapids do próximo ano. Mas o código de suporte inicial do kernel do Linux estava em mau estado - incluindo proteção insuficiente contra modificação de estado de FPU - e o fez ser desabilitado no upstream. A Intel originalmente fez o upstream do trabalho ENQCMD desde o ano passado .

Com este conjunto de patches , ENQCMD está procurando ser reativado. Veremos, porém, se os mantenedores do kernel upstream estão felizes agora com o estado do código ou serão necessárias alterações adicionais. Se tudo correr bem, a reativação pode vir para o Linux 5.16 ainda este ano - ainda à frente da rampa do Sapphire Rapid no segundo trimestre.

Embora grande parte da ativação do Xeon Sapphire Rapids para Linux tenha sido concluída há algum tempo, duas outras peças importantes ainda se estabelecendo à frente da próxima geração do Xeon Escalável são o suporte do lado do kernel para extensões de matriz avançada (AMX) e interrupções do usuário x86 .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário