FERRAMENTAS LINUX: As atualizações do driver Habana Labs AI são enviadas para o Kernel Linux 5.15

sábado, 11 de setembro de 2021

As atualizações do driver Habana Labs AI são enviadas para o Kernel Linux 5.15

 


Confira !!

Enquanto na semana passada foi a principal solicitação de pull "char / misc" para a janela de mesclagem do Linux 5.15, as mudanças de driver do Habana Labs foram anteriormente revertidas de lá devido à oposição dos desenvolvedores de kernel upstream no espaço do Direct Rendering Manager. Os patches preocupantes em torno do DMA-BUF foram removidos e uma nova solicitação pull foi enviada com atualizações para este driver AI para  o Kernel Linux 5.15.

O código do driver AI do Habana Labs original para o kernel Linux 5.15 foi fortemente contestado pelos desenvolvedores do kernel DRM , pois tentava fazer alterações no DMA-BUF sem a aprovação dos desenvolvedores do DRM e, na época, também carecia de qualquer software de espaço do usuário de código aberto.

Foi surpresa hoje de manhã a Habana Labs abrir o código-fonte de seu compilador de código de IA baseado em LLVM e SynapseAI Core. Embora exista agora o código de espaço do usuário de código aberto para o hardware do Habana Labs que acompanha o driver do kernel AI, a solicitação de pull revisada para o Kernel Linux 5.15 ainda carece dos bits DMA-BUF.

O co-mantenedor do DRM Daniel Vetter da Intel já comentou que o código DMA-BUF deve passar pelo processo de revisão adequado na lista de discussão de desenvolvimento do DRI. Ele também está sugerindo avançar para potencialmente reposicionar o driver do Habana Labs AI sob drivers / gpu / habanalabs ao invés de viver dentro de char / misc.

Daniel acrescentou: "Ainda há o problema de que passamos os últimos 2,5 anos irritando muitas pessoas por um projeto político tão questionável, ignorando toda a revisão técnica e perícia. Agora que o absurdo político foi resolvido, acho que precisamos examinar pelo menos a limpeza técnica. As pessoas com raiva são muito mais difíceis de consertar, então vamos ignorar isso (ou talvez um tópico ks, não tenho ideia, eu honestamente não estou super motivado para refazer essa história toda de novo). "

De qualquer forma,, com a nova solicitação de pull char / misc, estão as mudanças de driver do Habana Labs para o Kernel Linux 5.15 sem os bits DMA-BUF.

A novidade neste driver de aceleração AI de código aberto no Linux 5.15 é o suporte para redefinição de firmware, suporte para mapeamentos de usuários de 64 bits, a capacidade de desabilitar o uso de páginas enormes, várias atualizações de manuseio de firmware, uma nova espera por múltiplos comandos de submissão de espaço do usuário API,o suporte a dump de estado para Gaudi e uma variedade de outras melhorias e correções.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário