FERRAMENTAS LINUX: O Btrfs adiciona o suporte ao RAID degenerate melhorias de desempenho com o Kernel Linux 5.15

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

O Btrfs adiciona o suporte ao RAID degenerate melhorias de desempenho com o Kernel Linux 5.15

 

Confira !

As atualizações do sistema de arquivos Btrfs chegaram agora na linha principal do Kernel Linux 5.15 com alguns novos recursos e melhorias interessantes.

Os desenvolvedores do sistema de arquivos Btrfs estiveram bastante ocupados neste verão com um conjunto bastante ativo de mudanças prontas para serem implementadas no Kernel Linux 5.15. Entre as mudanças do Btrfs que foram fundidas ontem com sucesso no Kernel Linux 5.15 Git incluem:

- O suporte FS-VERITY como a camada do kernel, permitindo integridade transparente e proteção de autenticidade para arquivos somente leitura. FS-VERITY já funciona com o EXT4 e F2FS enquanto agora também funciona com Btrfs.

- O suporte para montagens IDMAPPED para permitir que diferentes montagens exponham o mesmo arquivo ou diretório com propriedade diferente. As montagens IDMAPPED foram projetadas com casos de uso que variam de contêineres a systemd-homed. Montagens IDMAPPED foram lançadas no Kernel Linux 5.12, mas naquela época só funcionavam em FAT e EXT4, embora, desde então, mais sistemas de arquivos tenham obtido suporte.

- O Btrfs adiciona suporte para modos RAID0 e RAID10 "degenerados". Nos modos de geração de RAID Btrfs nativos, o RAID0 pode funcionar com um único dispositivo e o RAID10 pode funcionar com dois dispositivos em vez de precisar de dois dispositivos para RAID0 e quatro dispositivos para RAID10. Este modo degenerado Btrfs RAID foi adicionado para auxiliar na conversão ou remoção de dispositivos de uma matriz enquanto preserva o tipo de perfil.

- Uma alteração no código de leitura à frente que pode permitir acelerações para envio completo, + 11% medido em um teste.

- O Batching de itens atrasados ​​para acelerar a criação de muitos arquivos.

- As acelerações Fsync / tree-log que mostram uma taxa de transferência de + 2% e 2% menos tempo de execução para uma carga de trabalho de amostra. Também há contenção de bloqueio menor em renomeações, que rendeu + 4% para a taxa de transferência e latência até 30% menor.

- O trabalho continuado no suporte de subpágina e suporte experimental para suporte de gravação para sistemas de página de 64K com setores de 4K.

- Melhorar a lógica de limpeza e uma variedade de outras correções e aprimoramentos de baixo nível.

A lista completa de alterações do Btrfs para Linux 5.15 pode ser encontrada por meio desta solicitação pull .





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário