FERRAMENTAS LINUX: O KSMBD chega como um servidor de arquivos SMB3 no kernel mesclado para o Kernel Linux 5.15

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

O KSMBD chega como um servidor de arquivos SMB3 no kernel mesclado para o Kernel Linux 5.15

 


Confira !!

Uma das primeiras solicitações pull enviadas para o ciclo agora aberto do Kernel Linux 5.15 foi propor a chegada do KSMBD como o servidor de arquivos SMB3 no kernel como uma alternativa em sistemas Linux para executar o Samba no espaço do usuário. Na época não estava claro se Linus Torvalds puxaria esse código do servidor de arquivos para o kernel do Linux, mas agora ele realmente o conseguiu.

Conforme observado em artigos anteriores, o KSMBD, desenvolvido pela Samsung há algum tempo, está focado em fornecer desempenho veloz de servidor de arquivos SMB3 e também oferecer suporte a recursos mais implementados no espaço do kernel, como suporte RDMA para SMB Direct. O KSMBD não pretende ser tão abrangente como o conhecido Samba para suporte a CIFS / SMB no espaço do usuário, mas se concentra apenas no desempenho e no ângulo de recursos do kernel.

O KSMBD em sua forma inicial é cerca de 32k linhas de novo código de kernel e é licenciado pela GPLv2.

Há pouco tempo, o KSMBD foi mesclado para o Kernel Linux 5.15. Mais detalhes na documentação . A ativação do KSMBD pode ser feita por meio da opção CONFIG_SMB_SERVER Kconfig.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário