FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.15 aumenta a sua exigência de versão do compilador GCC

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

O Kernel Linux 5.15 aumenta a sua exigência de versão do compilador GCC

 

Confira !!


Embora o Kernel Linux 5.15-rc1 tenha sido lançado no domingo com suas muitas mudanças , a chegada na segunda-feira foi de uma alteração tardia para aumentar o requisito de versão do GCC para construir o kernel do Linux.

O kernel do Linux agora suportava a construção em kernels desde o GCC 4.9, enquanto agora foi transferido para o GCC 5.1. O AArch64 já exigia pelo menos o GCC 5.1, embora esse impacto afetasse todas as outras arquiteturas.

No entanto, o impacto deve ser mínimo, exceto para aqueles que ainda tentam construir em distribuições Linux corporativas muito antigas ... O GCC 5.1 remonta ao lançamento de 2015 da GNU Compiler Collection. Basicamente, você precisará de um compilador nos últimos seis anos para construir o kernel Linux principal no futuro.

Ao descartar o suporte do compilador pré-GCC5, eles podem evitar alguns avisos do compilador do GCC 4.9 e eliminar outras soluções alternativas específicas para o GCC4. Na verdade, descartar o suporte anterior ao GCC 5.1 significa remover cerca de 350 linhas de código e reduzir a carga de manutenção em torno da verificação do suporte do compilador antigo no futuro.

O criador do Linux Linus Torvalds em 2014 referiu-se ao GCC 4.9 como sendo uma "porcaria pura e absoluta" , então ele provavelmente está feliz agora em ver este suporte removido do kernel.

Além de remover resquícios de compatibilidade antigos e lidar com aborrecimentos do compilador, esta mudança para a versão mínima do GCC 5.1 significa que o kernel do Linux pode potencialmente mudar de C89 (dialeto GNU89) para C11 (dialeto GNU11) para código futuro, mas neste momento que a alteração ainda não foi feita para a linha principal.

Mais detalhes nesta fusão eliminando o suporte ao compilador pré-5.1 GCC no Kernel Linux 5.15.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário