Confira !!
Chegar por meio da série de patches de Andrew Morton hoje no kernel Linux 5.15 é lidar com o rebaixamento de páginas durante a recuperação de memória, que pode ser usado para colocar páginas frias em dispositivos de memória em camadas mais lentos (como memória persistente Intel) quando sob pressão de memória do sistema.
O comportamento atual com o Linux agora é quando a memória do sistema (RAM) fica cheia sob pressão de memória, alguns dos conteúdos DRAM são jogados fora. Para servidores recentes e futuros com memória em camadas, como o uso de memória persistente Intel Optane DC, o kernel do Linux pode eventualmente falhar para começar a usar essa memória persistente se necessário para alocações, mas não de maneira inteligente.
Esse status quo, porém, é menos do que desejável, já que novas alocações podem acabar indo para a memória persistente mais lenta por não ter nenhuma outra escolha e que o kernel estará apagando páginas da RAM do sistema mesmo se houver bastante memória persistente disponível.
Com o Kernel Linux 5.15 agora existe a noção de rebaixar as páginas durante a recuperação. Essa migração de página na recuperação permite que o kernel migre páginas da RAM do sistema primário para camadas mais lentas de memória quando essa camada rápida está sob pressão de memória. Essa recuperação rebaixada é feita antes de qualquer troca para o disco e deve ser mais desejável do que apenas limpar partes da memória do sistema quando há memória persistente disponível, embora mais lenta.
Os engenheiros da Intel têm trabalhado nessa migração de páginas para níveis de memória mais lentos nos últimos meses e agora faz parte do Linux 5.15. Embora o código possa rebaixar as páginas para níveis de memória mais lentos, atualmente não há nenhum meio de promover as páginas de volta a uma DRAM mais rápida quando a capacidade está disponível - há outros patches trabalhando atualmente para lidar com essa promoção.
Os engenheiros da Intel descobriram que essa funcionalidade pode melhorar o desempenho do PostgreSQL em até 22% em servidores de memória em camadas com memória persistente.
O controle deste comportamento em servidores de memória em camadas pode ser obtido através do arquivo / sys / kernel / mm / numa / demotion_enabled no Linux 5.15+ - mais detalhes neste patch entre outros rebaixamentos de páginas durante os patches de recuperação que acabaram de chegar.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário