FERRAMENTAS LINUX: O Privacy-Screen DRM API com o suporte da Intel está pronto, agora que o GNOME está preparado para usá-lo

sábado, 11 de setembro de 2021

O Privacy-Screen DRM API com o suporte da Intel está pronto, agora que o GNOME está preparado para usá-lo

Confira !!


Nos últimos dois anos, vimos um trabalho em torno do suporte à tela de privacidade no Linux, por meio do qual um número crescente de laptops pode reduzir a quantidade de luz visível quando visto em ângulos amplos para tentar bloquear o conteúdo da tela de qualquer pessoa que esteja espionando a tela. Pronto para ir agora está a interface de espaço do usuário DRM / KMS e o suporte ao driver gráfico Intel agora que existe um "cliente" de espaço do usuário pronto. 

Recentemente,tem havido um trabalho Lenovo PrivacyGuard para Linux e o suporte de privacidade Dell. Como parte do aprimoramento do suporte ao ThinkPad da Lenovo, também houve uma série de patches de Hans de Goede trabalhando nas mudanças necessárias do lado do driver DRM / KMS, chegando a uma interface de espaço do usuário comum por meio de propriedades KMS para indicá-lo e obter implementado para o driver Intel i915.

Hans enviou esta semana a última versão dos patches que foi refeita no estado de código do Direct Rendering Manager. É a primeira atualização desde abril, mas agora acredita-se que esteja pronta, já que há consenso entre os desenvolvedores upstream em torno do código relacionado à privacidade. Mas o mais urgente é que o GNOME tem código de espaço do usuário pronto para usar que pode fazer uso dessas novas propriedades KMS.

Existem patches GNOMEpendente para os componentes relevantes para fazer uso dos recursos da tela de privacidade, fornecendo uma notificação de exibição na tela quando ativada / desativada, permitindo que a tela de privacidade seja alternada por meio do Painel de Controle do GNOME e o usuário manipule o recurso.

Com um cliente de espaço de usuário viável disponível que faz uso do novo código do kernel, ele agora deve estar em uma trajetória para fusão. Mais detalhes para os interessados ​​neste tópico da tela de privacidade por meio desta série de patch .

É tarde demais para o kernel 5.15, mas talvez o vejamos agora configurado para o 5.16. Para distribuidores / construtores de kernel, ele introduz algumas novas complicações, pois o carregamento do driver i915 agora é adiado até que o driver ThinkPad ACPI seja carregado nos ThinkPads relevantes com telas de privacidade. Portanto, o driver thinkpad_acpi provavelmente precisará ser puxado para as imagens initrd das compilações do kernel de distribuição, se ainda não tiver feito isso.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário