Confira !!
Embora o Kernel Linux 5.15 traga bits iniciais em torno do suporte da placa de vídeo DG2 / Alchemist , é necessário mais trabalho para colocá-lo em uma forma utilizável para os usuários finais. A mais recente nova série de patch a ser postada saiu hoje com mais mudanças de driver necessárias em torno do manuseio de memória de dispositivo local para DG2.
A novidade do DG2 é que o hardware suporta apenas tamanhos de página de 64K e maiores. A memória do dispositivo i915 para DG2 e gráficos discretos futuros podem suportar apenas 64 K ou mais para o tamanho da página GTT, mesmo se usar, digamos, 4K para o tamanho da página do kernel em sistemas x86_64.
Além de DG2 impor pelo menos um tamanho de página de 64K para sua memória de vídeo dedicada, DG2 traz uma nova abordagem de "CCS plana" para os seus metadados de Estado de Controle de Compressão (CCS). Em vez de armazenar essa informação de estado de controle de compressão em uma região separada da memória como com os gráficos Gen12 atuais, começando com DG2 é o novo "CCS plano" com uma região indexada plana de memória para armazenar as informações de estado.
Essas duas mudanças de baixo nível em como o DG2 lida com a memória local levou a esses 14 patches lançados hoje com a última reestruturação do driver i915.
Como parte da série, eles também começaram a documentar o seu caminho para o upstreaming DG2 / Alchemist e as mudanças que afetam a API do espaço do usuário. Espera-se que as primeiras placas de vídeo Intel ARC Alchemist / DG2 sejam lançadas no início de 2022 e veremos como será o suporte no lançamento no Linux quando chegar a hora.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário