FERRAMENTAS LINUX: As mais recentes otimizações do Linux podem alcançar 10M de IOPS por núcleo com o IO_uring

terça-feira, 26 de outubro de 2021

As mais recentes otimizações do Linux podem alcançar 10M de IOPS por núcleo com o IO_uring

 Confira !!

Apenas uma semana atrás, o mantenedor do subsistema de blocos do Linux, Jens Axboe, estava otimizando o kernel para obter 8 milhões de IOPS em um único núcleo de CPU . Ele progrediu na semana atingindo cerca de 8,9 milhões de IOPS por núcleo e começou a pensar que estava atingindo os limites de hardware e ficando sem otimizações possíveis. No entanto, esta semana ele está dando o pontapé inicial ao conseguir atingir 10 milhões de IOPS!

Jens Axboe compartilhou que hoje ele alcançou 10M IOPS de um núcleo físico da CPU com seus patches de kernel Linux mais recentes.


O teste ainda é feito a partir do mesmo sistema de desenvolvimento dele, um AMD Ryzen 9 5950X com duas unidades de estado sólido Intel P5800X Gen2 Optane.

Essas otimizações hoje estavam principalmente dentro do código block / NVMe / IO_uring do kernel, mas também algumas tocando o código de gerenciamento de memória. Todas essas otimizações que ele tem buscado para alcançar o melhor desempenho de I / O por núcleo possível podem ser encontradas por meio do branch perf-wip do linux-block . Muitos, senão todos, esses patches de otimização de desempenho devem chegar ao ciclo do Kernel Linux 5.16.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário