Confira !!
Enfileirado esta semana na "próxima" ramificação do subsistema PCI do Linux está o driver Apple PCIe necessário para habilitar o suporte PCI Express para Apple SoCs como o M1.
O driver "pcie-apple" foi escrito pelo especialista em engenharia reversa Alyssa Rosenzweig e Marc Zyngier, embora também seja baseado nas descobertas dos desenvolvedores do Corellium e do OpenBSD. Neste estágio, o driver do controlador Apple PCIe tem menos de mil linhas de código novo para trazer o barramento PCI Express com Apple SoCs. O foco tem sido no Apple M1 com os dispositivos Apple do ano passado.
Além do PCI Express em si ser importante, este driver é ainda mais importante porque é um pré-requisito para ativar as portas USB Tipo A, Ethernet, WiFi e Bluetooth nos dispositivos Apple M1 Mac Mini e MacBook. Drivers adicionais estão chegando para o hardware Apple Silicon, mas este é um passo importante nesta longa jornada para permitir um bom suporte Apple Silicon no Linux.
O driver do controlador Apple PCIe foi adicionado ao PCI-next na segunda-feira, antes da janela de mesclagem do Linux 5.16 no próximo mês.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário