FERRAMENTAS LINUX: O Driver de GPU AMD pretende usar o novo código Buddy Allocator da Intel no kernel do Linux

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

O Driver de GPU AMD pretende usar o novo código Buddy Allocator da Intel no kernel do Linux

 


Confira !!


Graças à natureza do código aberto, os engenheiros da AMD para o driver gráfico do kernel "AMDGPU" estão procurando fazer uso do novo código alocador buddy i915 da Intel que eles introduziram como parte de todas as mudanças de gerenciamento de memória de vídeo como parte de seus gráficos discretos acima.

Como parte da introdução da Intel de suporte de memória local de dispositivo para sua habilitação de GPU dedicada e adicionando a noção de regiões de memória e outras mudanças, eles adicionaram uma implementação de alocador de camarada para alocar memória de vídeo. Esta é uma implementação do conhecido sistema buddy para dividir a memória em partes iguais (buddies) e continuar a divisão igual até ser capaz de satisfazer o pedido de memória.

Esse código de alocador buddy é parte do driver do kernel Intel i915, embora agora, para fins de AMDGPU, eles também estejam procurando fazer uso dele, bem como fazer melhorias no processo para cumprir seus casos de uso pretendidos. Código aberto no seu melhor.

Enviado na terça-feira, foi um conjunto de 13 patches que movem o código do alocador buddy para fora do próprio driver i915 e para a área comum do Direct Rendering Manager (DRM) para que possa ser prontamente usado pelo AMDGPU e quaisquer outros drivers interessados.

Depois de mudar o código para a área DRM comum e torná-lo adequado para compartilhamento, várias melhorias de baixo nível no código

Embora essa ideia possa parecer estranha para os não entusiastas do Linux, é apenas mais um exemplo de código-fonte aberto no seu melhor e aproveitando o bom código existente dentro do kernel. Há uma abundância de kernel DRM comum e código de espaço do usuário Mesa compartilhados entre drivers de fornecedores concorrentes, mas até mesmo os recursos são adaptados de código específico do fornecedor para código comum onde faz sentido e sob licenças compatíveis. No reverso, um exemplo anterior é de alguns anos atrás, onde o código do escalonador AMDGPU foi similarmente alterado para o código DRM comum . Esse código do agendador DRM originado no driver AMDGPU e desenvolvido apenas para propósitos da AMD foi adaptado pela Intel e outros drivers de kernel DRM, uma vez que provou funcionar bem.

Os patches da AMD movendo o código do alocador buddy i915 para a área DRM comum e outras melhorias estão agora sob revisão pública.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário