FERRAMENTAS LINUX: O progresso inicial feito na transferência do driver do Radeon Vulkan para o Haiku OS foi inspirado no BeOS

terça-feira, 19 de outubro de 2021

O progresso inicial feito na transferência do driver do Radeon Vulkan para o Haiku OS foi inspirado no BeOS

 



Confira !!

Depois de obter com sucesso a implementação Lavapipe Vulkan baseada em software do Mesa no Haiku no mês passado, junto com o código do Mesa relacionado para suporte headless, um desenvolvedor independente da AMD começou a trabalhar na portabilidade do driver Mesa Radeon Vulkan "RADV" para o Haiku.

O desenvolvedor do Haiku "X512" tem passado as últimas semanas tentando fazer com que a pilha de drivers Radeon Vulkan de código aberto funcione nesta plataforma inspirada no BeOS. Este seria o primeiro grande driver Vulkan funcionando para o Haiku, embora também haja interesse em fazer com que o driver Intel Vulkan de código aberto funcione lá também.

Muito do código do Mesa deve ser capaz de funcionar inalterado para o Haiku, pois o Mesa e o Haiku já podem funcionar para a renderização do OpenGL. No entanto, muito do trabalho se resume à necessidade de um driver de kernel do Direct Rendering Manager funcional para o suporte de GPU e alterações no código shim / libdrm para fazer a interface entre o kernel e o espaço do usuário. O desenvolvedor X512 como parte desse esforço tem trabalhado em algumas de suas próprias implementações de libdrm e outras mudanças no caminho para obter suporte acelerado ao driver AMD Radeon Vulkan nesta plataforma de nicho.

Os interessados ​​no trabalho em andamento desde a primeira execução do código Lavapipe até agora o foco do Radeon Vulkan podem ver este tópico de discussão do Haiku-OS.org documentando o progresso e os desafios.





Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário