FERRAMENTAS LINUX: O Habana Labs da Intel continua aprimorando sua pilha de drivers do AI Accelerator com o Kernel Linux 5.16

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O Habana Labs da Intel continua aprimorando sua pilha de drivers do AI Accelerator com o Kernel Linux 5.16

 

Confira !!

As mudanças "char / misc" chegaram ao Kernel Linux 5.16 como a área abrangente para o código que não se encaixa mais apropriadamente em outro subsistema ou como uma parte do kernel muito pequena para enviar solicitações pull diretamente para Linus Torvalds. Para o Linux 5.16, o código IIO deixou de ser parte da área de teste também mantida por Greg Kroah-Hartman para agora estar sob o guarda-chuva char / misc. Além disso, outro grande item são as atualizações de driver do Intel Habana Labs.

O driver do kernel do Habana Labs para suportar seu hardware de IA Goya e Gaudi continua a fazer parte da área char / misc, sem ainda ter um subsistema "acelerador" formal curto da área de GPU / DRM para o número crescente de aceleradores de inferência / treinamento de IA chegando ao mercado.

O mais significativo com as atualizações de driver do Habana Labs de propriedade da Intel no Linux 5.16 é a adição de suporte ponto a ponto via DMA-BUF . Esse trabalho foi rejeitado anteriormente pelos mantenedores de DRM upstream na época em que o Habana Labs carecia de qualquer "cliente" de espaço de usuário de código aberto. Isso agora foi resolvido com o Intel / Habana Labs tendo aberto mais de seu código de espaço do usuário. Assim, para o Linux 5.16, há uma nova API para este driver exportar um DMA-BUF e é para compartilhamento ponto a ponto sobre PCIe com foco no compartilhamento de buffers diretamente entre o hardware de treinamento Gaudi e os adaptadores RDMA.

Além da atividade do Habana Labs, há atualizações de driver IIO de rotina, atualizações de driver de contador e outras pequenas alterações. A visão geral da atividade char / misc para o Kernel Linux 5.16 pode ser encontrada por meio desta fusão .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário