FERRAMENTAS LINUX: O Kernel Linux 5.17 está para trazer suporte de tela de privacidade de DRM, Intel VESA PWM Backlight Handling

sábado, 20 de novembro de 2021

O Kernel Linux 5.17 está para trazer suporte de tela de privacidade de DRM, Intel VESA PWM Backlight Handling

 

Confira !!

A janela de mesclagem do Linux 5.16 já passou, um lote inicial de alterações de drm-misc-next foi enviado ao DRM-Next para enfileiramento até que o ciclo do Kernel Linux 5.17 comece no início do novo ano.

Este primeiro lote de atualizações drm-misc-next para DRM-Next e destinadas ao Kernel Linux 5.17 inclui itens como:

- O suporte para telas de privacidade eletrônicas integradas que aparecem em mais laptops. Isso inclui a introdução de uma nova classe de tela de privacidade, código de inicialização específico para x86, suporte a notificador e bits relacionados. Essa infraestrutura permite que outros drivers se registrem como um provedor de tela de privacidade e, portanto, pode ser associado como uma combinação de GPU / conector específica, tendo essa funcionalidade exposta como uma propriedade DRM para habilitar / desabilitar do espaço do usuário. Conforme abordado anteriormente,a área de trabalho do GNOME e outros estão prontos para usar essa interface DRM de tela de privacidade . O driver Lenovo ThinkPad ACPI é o driver inicial preparado para fazer a interface com esta nova classe de tela de privacidade, enquanto outros fornecedores como a Dell devem estar logo atrás.

- O driver Intel i915 adiciona suporte para luzes de fundo do painel VESA. Trata-se do manuseio das luzes de fundo do painel do laptop baseadas em PWM por meio do protocolo de controle de luz de fundo VESA. Atualmente, os laptops com backlights baseados em VESA PWM tendem a ser laptops híbridos, mas nem sempre é esse o caso.

- O suporte de console de buffer de quadro para o driver DRM Intel Keem Bay "KMB".

- O driver Simple DRM adiciona suporte para tamanhos de tela virtual e FB_DAMAGE_CLIPS.

- O driver Broadcom VC4 DRM adiciona suporte paraModos 4K @ 60Hz . Isso será útil para o Raspberry Pi 4 e posterior para conduzir um display 4K a 60Hz.

É uma boa variedade de mudanças para dar início à próxima rodada de construção de material no DRM-Next. Espere um trabalho mais empolgante nas próximas semanas, incluindo os grandes recursos da Intel e AMD Radeon que serão lançados no próximo mês e meio, trabalhando no novo suporte de hardware e outras adições.

A lista de patches drm-misc-next iniciais enviados podem ser encontrados na lista de discussão .







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário