FERRAMENTAS LINUX: O Sys_futex_waitv () do FUTEX2 foi enviado para o Kernel Linux 5.16 para ajudar nos jogos do Linux

terça-feira, 2 de novembro de 2021

O Sys_futex_waitv () do FUTEX2 foi enviado para o Kernel Linux 5.16 para ajudar nos jogos do Linux

 Confira !!

Como esperado, após relatar pela primeira vez há um mês, quando os patches do FUTEX2 estavam enfileirados em locking / core , este trabalho com a nova chamada de sistema sys_futex_waitv () para ajudar a experiência de jogo do Windows no Linux vai de fato chegar no Kernel Linux 5.16.

O trabalho no FUTEX2 demorou muito para chegar no Kernel Linux 5.16 é a parte principal: a chamada de sistema sys_futex_waitv que permite a espera em vários futexes. Isso é muito útil para empresas como Wine e Proton (Steam Play) para melhor corresponder ao comportamento da funcionalidade WaitForMultipleObjects do Microsoft Windows. Fazer uso desta nova chamada de sistema no Linux 5.16+ quando os patches chegarem ao Wine / Proton permitirá maiores possibilidades de desempenho. Os jogos nativos do Linux também podem usar essa chamada de sistema diretamente ou por meio de um wrapper (por exemplo, os patches da glibc foram lançados), bem como para benefícios de desempenho / eficiência. A vantagem de desempenho pode estar na casa dos poucos por cento.

O FUTEX2 originalmente também incorporaria futexes de tamanho variável, consciência de NUMA e outras melhorias. Esse trabalho, entretanto, foi adiado por enquanto, apenas a fusão de sys_futex_waitv para os benefícios dos jogos Linux e as outras melhorias podem vir mais tarde, quando estiverem prontas.

Este novo código foi enviado  para o primeiro dia da janela de mesclagem do Linux 5.16, já que a principal adição das atualizações de bloqueio altera este ciclo. Linus deve estar puxando o lote inicial de 5,16 PRs nas próximas horas.

Houve patches do Proton / Wine fora da árvore, mas agora que esta chamada de sistema está sendo desenvolvida, os patches serão atualizados em pouco tempo.







Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário