FERRAMENTAS LINUX: A proposta de otimização para o GNOME + NVIDIA em telas de alta taxa de atualização

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

A proposta de otimização para o GNOME + NVIDIA em telas de alta taxa de atualização


 Confira !!

O desenvolvedor de desktop do Ubuntu com foco no GNOME, Daniel Van Vugt, da Canonical, propôs uma otimização que pode ajudar na execução de gráficos NVIDIA em telas com alta taxa de atualização.

Para aqueles que usam uma tela de alta taxa de atualização com gráficos NVIDIA no GNOME, especialmente com as telas atuais de 240 Hz ou 360 Hz, um melhor manuseio está a caminho para permitir mais tempo para a renderização de cada quadro antes que o Mutter do GNOME volte para um intervalo de quadros mais lento.

O Mutter tem um valor de fallback de atraso de sincronização estático atualmente de 2 ms. Ao executar gráficos NVIDIA em um monitor de 240 Hz onde há um intervalo de atualização de ~ 4.1 ms, isso deixa apenas um tempo máximo de renderização de 2.1 ms antes de cair para uma taxa de atualização de 120 Hz. Mas, mudando esse valor para uma fração (valor de 0,875), ele não regredirá o comportamento para telas comuns de 60 Hz, mas permitiria um tempo máximo de renderização de cerca de 3,6 ms em vez de 2,1 ms antes de cair para uma taxa inferior. Com esses 1,5 ms extras de tempo de renderização para cada quadro, há maiores chances de o deadline ser cumprido e de evitar que o Mutter diminua para 120Hz. Da mesma forma, usar uma fração em vez do valor estático deve ser mais útil para monitores de 360 ​​Hz e outras taxas de atualização cada vez mais altas que chegam ao mercado.

O remendo altera o valor do clock do Clutter está atualmente em revisão para Mutter e pode chegar ao GNOME 42.

Ao mesmo tempo, Daniel Van Vugt ainda está buscando triple buffering para o GNOME . Nessa frente, ele tem trabalhado em um algoritmo de escalonamento aprimorado e reimplementado uma solução alternativa de suavidade.




Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário