Estão faendo a sua estreia no domingo os patches amd-pstate v6 como a mais recente iteração deste trabalho para melhorar o comportamento de controle de frequência da CPU da AMD no Linux para eficiência de energia mais otimizada com processadores da série Zen 2 / Zen 3 (e futuros) modernos.
O driver AMD P-State Linux é o que seus engenheiros têm iterado nos últimos meses com a cooperação da Valve e outras partes interessadas.
Comparado ao ACPI CPUFreq usado atualmente nos processadores AMD, o driver AMD-Pstate para uso no Zen 2 e em processadores mais recentes usa ACPI CPPC (Collaborative Processor Performance Controls) para melhorar a eficiência da CPU AMD no Linux, sendo capaz de tornar mais informado e decisões precisas sobre o estado de desempenho.
Os patches amd-pstate v6 hoje têm várias correções de bugs, reestruturação de parte do código na série de patches, atualizações de documentação e outras alterações principalmente pequenas neste estágio.
Os interessados em experimentar os mais novos patches do AMD P-State Linux podem encontrar a série v6 na lista de discussão do kernel .
Veremos quanto mais trabalho está à frente antes de estarmos prontos para a integração no kernel do Linux. O mantenedor do subsistema ACPI / gerenciamento de energia do Linux, Rafael Wysocki, comentou alguns dias atrás sobre alguns dos patches que ainda precisam de aprovações adicionais antes que ele esteja pronto para puxar os patches para trabalhar no upstream.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário