A infraestrutura do compilador LLVM oferece o suporte não apenas a um número crescente de arquiteturas de CPU, mas continua a liderar no que diz respeito ao suporte para diferentes aceleradores. Em 2019, a NEC estava trabalhando para o upstream seu SX-Aurora VE "Vector Engine" Accelerator e agora, a partir desta semana, esse alvo é considerado oficialmente compatível com upstream.
A NEC lançou originalmente o SX-Aurora Vector Engine (VE) em 2018 como uma placa aceleradora PCI Express e oferece suporte a até oito processadores de vetor por servidor. O NEC SX-Aurora tem sua própria arquitetura para o "VE" e é apoiado por memória HBM2. O processador VE atual é classificado para 1,53 TB / s de largura de banda de memória e um desempenho de pico de precisão dupla de 3,07 TFLOPS ou 4,91 TFLOPS de precisão simples.
A NEC começou com seu próprio conjunto de ferramentas de compilador proprietário para direcionar software no Vector Engine com suporte para Fortran / C / C ++, mas desde 2019 tem trabalhado para fornecer suporte de código aberto via LLVM.
Nos últimos dois anos de trabalho no upstream de destino NEC VE, ele deixou de ser considerado experimental para agora ter suporte oficial.
No mês passado, foi feita uma proposta para oficializar o alvo Vector Engine. O suporte upstream é considerado "suficiente" agora para lidar com a geração de código escalar a partir do código C com intrínsecos de vetor específicos de destino. A cobertura de teste do LLVM VE também amadureceu recentemente. A NEC também está trabalhando para fazer o upstream de suas alterações no Compiler RT, libcxx e OpenMP.
Com isso dito a partir do código mais recente para o LLVM 14.0, o alvo do VE agora é oficial . Isso torna o alvo VE da NEC construído por padrão junto com os outros alvos LLVM atuais de AArch64, AMDGPU, ARM, AVR, BPF, Hexagon, Lanai, MIPS, MSP430, NVIDIA NVPTX, PowerPC, RISC-V, SPARC, SystemZ, WebAssembly, X86, e XCore.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário