FERRAMENTAS LINUX: O FUSE está apresentando a Opção DAX por Arquivo com o Kernel Linux 5.17

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

O FUSE está apresentando a Opção DAX por Arquivo com o Kernel Linux 5.17

 

Confira !!

No ano passado, com o Kernel Linux 5.10, o FUSE adicionou o suporte do DAX para uso com VirtIO-FS . Como acontece com o DAX para outros sistemas de arquivos, habilitar este modo de acesso direto permite ignorar o cache da página. Para casos de uso ao executar em memória persistente como dispositivos ou VirtIO, ter esse acesso direto ao dispositivo de armazenamento pode ser benéfico para o desempenho. Com o Kernel Linux 5.17, o FUSE está expandindo o suporte DAX para permitir o controle por inodo também.

Este trabalho vem acontecendo nos últimos meses para permitir que o FUSE e o VirtIO-FS ofereçam suporte ao acesso direto por arquivo (DAX). Da série de patches, ela é a motivação para oferecer este controle mais refinado:

O DAX pode ser limitado em algumas situações específicas. Quando o número de janelas DAX utilizáveis ​​estiver sob a marca d'água, a rotina de recalibração será acionada para recuperar algumas janelas DAX. Isso pode ter um impacto negativo no desempenho, uma vez que alguns processos podem precisar aguardar que as janelas DAX sejam recalculadas e reutilizadas. Para mitigar a degradação do desempenho, a janela geral do DAX precisa ser expandida para um tamanho maior.

No entanto, simplesmente expandir a janela do DAX pode não ser um bom negócio em alguns cenários. Para manter um pedaço da janela DAX (ou seja, 2 MB de tamanho), a área de cobertura de memória de 32 KB (512 * 64 bytes) será consumida para descritores de página dentro do convidado, que é maior do que a área de cobertura de memória se usar cache de página de convidado quando DAX desabilitado. Portanto, é melhor desabilitar o DAX para os arquivos menores que 32 KB, para reduzir a demanda pela janela DAX e, assim, evitar a sobrecarga de memória indigna.

O recurso DAX por arquivo é introduzido para resolver esse problema, oferecendo aos usuários um controle mais refinado para dax, tentando alcançar um equilíbrio entre desempenho e sobrecarga de memória.

A série de patches de Jeffle Xu do Alibaba faz as mudanças de infraestrutura do FUSE e suporte de protocolo para manipulação de DAX por inode, que sai um pouco diferente do comportamento DAX em outros sistemas de arquivos como XFS e EXT4. O comportamento por inode pode ser habilitado com a opção de montagem dax = inode .

Este trabalho foi colocado na fila esta semana no FUSE for-next, antes da janela de mesclagem do Kernel Linux 5.17.





Fonte

Até a próxiam !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário