Confira !!
Para aqueles com sistemas que usam um controlador Intel "Titan Ridge" Thunderbolt 3, uma melhoria no driver do kernel Linux chegando à linha principal deve render benefícios térmicos / de energia. Titan Ridge da Intel são os controladores JHL7440 / JHL7540 / JHL7340 que fornecem Thunderbolt 3 em algumas placas-mãe de desktop. Titan Ridge foi lançado em 2018 e tem sido compatível com o kernel Linux principal desde então.
A Intel continua melhorando o suporte ao driver Thunderbolt (e USB4) Linux.
Embora o suporte ao driver Intel Titan Ridge esteja em vigor com o código Thunderbolt do Linux, verifica-se que os estados de link de baixa energia não foram habilitados para ele. Mas um novo patch da Intel está agora habilitando o modo "CL0s" de baixo consumo para Titan Ridge. CL0s é o mais simples dos diferentes estados de link de baixa potência do CLx.
Especificações do controlador Intel Titan Ridge.A Intel já tinha os estados de link de baixa energia implementados para o suporte USB4 mais recente, enquanto o Titan Ridge CL0s está sendo implementado para o roteador de dispositivo Titan Ridge para permitir um melhor gerenciamento térmico / de energia. Isso permite reduzir a potência do transmissor e do receptor quando uma pista de alta velocidade está ociosa. É uma pena que a funcionalidade de gerenciamento de energia tão importante não tenha sido instalada desde o início do Titan Ridge, mas pelo menos é melhor agora do que nunca.
Este suporte CL0s para Titan Ridge foi escolhido na árvore de desenvolvimento do Thunderbolt . Também foi adicionada uma opção de "clx_enabled" como um novo parâmetro do módulo para desabilitar facilmente os estados do link de baixa energia do CLx caso algum problema de hardware seja descoberto pelos usuários assim que o kernel começar a colocar o hardware Thunderbolt no estado CL0s. Essas mudanças do Thunderbolt ainda não foram enviadas como parte das mudanças do USB para o próximo kernel, mas dado o tempo, provavelmente ainda servirá para o Kernel Linux 5.17.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário