Confira !!
Um lote inicial de atualizações de recursos do driver de gráficos do kernel da Intel destinadas ao Kernel Linux 5.17 foi enviado ontem ao DRM-Next para enfileiramento até que a próxima janela de mesclagem seja aberta no início do novo ano. Notáveis com esta atração são os gráficos do Icelake "Gen11" finalmente vendo a atualização de taxa variável habilitada!
Com a janela de mesclagem do Kernel Linux 5.16 bem passada, os desenvolvedores de drivers gráficos de código aberto da Intel têm voltado sua atenção para o material que desejam ver no Kernel Linux 5.17 para que o kernel seja introduzido nos primeiros meses de 2022. Foi enviado no dia 30, o primeiro de vários PRs para DRM-Next de alterações a serem enfileiradas para a próxima versão do kernel. Os destaques da solicitação pull de ontem incluem:
- O suporte de atualização de taxa variável (VRR) foi estendido para funcionar agora com os gráficos Icelake "Gen 11" em vez de ser limitado a Gen12 e mais recentes. No ano passado, a Intel aperfeiçoou seu suporte Gen12 VRR no Linux e o conseguiu para uso com monitores Adaptive-Sync. O hardware Gen11 também suporta VRR, mas não estava habilitado no driver Linux até agora.
- Alder Lake P possui suporte DSI (MIPI's Display Serial Interface).
- Um recurso de exibição de codec de áudio para manter ativo foi habilitado para Xe LPD para uso quando em estados de baixa energia.
- Configurações de drive DisplayPort por pista para gráficos Icelake Gen11 e mais recentes.
- Trabalho contínuo em compressão de buffer de quadros (FBC) e suporte de preparação para várias instâncias de FBC.
- Várias correções do Lago Alder.
Consulte o pull para obter a longa lista de patches até agora para o driver Intel i915 DRM com o Kernel Linux 5.17.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário