FERRAMENTAS LINUX: Pode acontecer um travamento no kernel do Linux se você tentar ler um disquete quebrado e, em seguida, ejetá-lo

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Pode acontecer um travamento no kernel do Linux se você tentar ler um disquete quebrado e, em seguida, ejetá-lo

 


Confira !!

Indo para 2022, o driver de disquete do kernel do Linux continua apresentando novas melhorias e correções de código.

Embora já tenham se passado cerca de duas décadas desde a última vez que toquei em um disquete, esse não é o caso para todos. O kernel do Linux, mesmo enquanto avançamos para 2022, continua vendo as correções ocasionais e lançamentos descobertos em seu driver de longa data. No início deste ano, houve alguns patches de disquete, mas acabou regredindo as coisas e desde então foi corrigido .

Existem alguns patches de driver de disquete esperados agora para o kernel Linux 5.17, incluindo um para um possível travamento que poderia ser acionado no código do watchdog.


Devido a uma alteração feita no código do disquete em 2012, é possível, desde então, acionar de forma relativamente consistente um travamento em seu código de watchdog. Uma mudança de comportamento pode levar a um travamento reproduzível se tentar ler um disquete quebrado e, em seguida, ejetá-lo enquanto o I / O ainda está sendo tentado / repetido. Esse travamento será corrigido com o Kernel Linux 5.17 se você ainda estiver usando disquetes e executando esses sistemas com kernels modernos.

A correção no Kernel Linux 5.17 cancelará o trabalho de ejeção e não esperará que o watchdog retorne / termine para evitar o travamento em casos como um disquete quebrado.

Então, ansioso para o kernel Linux 5.17 que será lançado nos primeiros meses de 2022, você pode esperar ver os patches de disquete ainda circulando no kernel

Será interessante ver quanto tempo o driver de disquete permanece dentro do kernel principal. Os disquetes ainda são usados ​​em alguns equipamentos industriais, mas tais sistemas não tendem a ver novas versões principais do kernel. Mesmo entre esses casos de uso, com a pandemia COVID-19 levou à retirada de algumas aeronaves mais antigas, maiores e menos econômicas que ainda dependiam amplamente de disquetes, mas provavelmente não rodavam versões recentes do kernel. Em qualquer caso, provavelmente ainda continuará na linha principal enquanto alguém estiver disposto a manter o código.





Fonte

Até a próxima !!



Nenhum comentário:

Postar um comentário