FERRAMENTAS LINUX: Um patch para o Linux de uma linha corrige falhas no s2idle da AMD para alguns laptops Ryzen

sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Um patch para o Linux de uma linha corrige falhas no s2idle da AMD para alguns laptops Ryzen

 

Confira !!

Durante o ano passado, houve muito trabalho para conseguir o suporte "s2idle" de suspensão para a ociosidade da AMD no Linux e a última é uma mudança de código de uma linha que deve ajudar pelo menos alguns laptops Ryzen a se comportarem adequadamente.

Durante o ano passado tem sido um monte de AMD s2idle trabalho para o aumento do poder de poupança sob Linux, o que significou um monte de fixação e manipulação de código . O mais recente é um "conserto da sorte" com uma alteração de uma linha que corrige algumas falhas s2idle.

Este patch para cortar o atraso de polling do driver AMD PMC de 100 microssegundos para 50 microssegundos é suficiente para consertar alguns laptops de falhas s2idle, potencialmente mais comuns quando executados com energia da bateria.


Fabrizio Bertocci que relatou o problema e finalmente enviou um patch para alterar o atraso padrão descobriu que isso corrigiu seu HP Pavilion Aero Laptop 13 com Ryzen 7 5800U para s2idle com bateria. O atraso de 100us anterior funcionava bem com a alimentação CA, mas falharia com a alimentação da bateria. Depois de depurar esse problema com os desenvolvedores AMD Linux, por acaso descobriu-se que simplesmente reduzir pela metade esse atraso resolveria o problema.

A aventura de depuração para este laptop HP de geração atual pode ser encontrada neste tópico de problemas do Gitlab. O patch muda o valor padrão incondicionalmente e não se sabe quantos laptops AMD Ryzen diferentes podem ser afetados, portanto, se você teve falhas s2idle, pode valer a pena tentar. O patch está atualmente na árvore de drivers da plataforma x86 como uma correção e está marcado para ir para as ramificações estáveis ​​uma vez mescladas, portanto, em um futuro próximo, ele deverá finalmente trabalhar seu caminho para a série de kernel Linux estável com suporte.






Fonte

Até a próxima !!


Nenhum comentário:

Postar um comentário