FERRAMENTAS LINUX: A Microsoft retrabalha o driver "DXGKRNL" que deseja inserir no kernel Linux

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

A Microsoft retrabalha o driver "DXGKRNL" que deseja inserir no kernel Linux

 

Confira !!

Em 2020, a Microsoft anunciou o driver DXGKRNL como o componente de driver do kernel para dar suporte a casos de uso acelerados por GPU no Windows Subsystem for Linux (WSL2). Esse driver DXGKRNL original foi rapidamente derrubado pelos desenvolvedores do kernel upstream e vários problemas levantados, enquanto no ano passado a Microsoft vem retrabalhando esse driver do kernel e na quarta-feira publicou a nova versão.

DXGKRNL é seu componente de driver de kernel "DirectX" para uso com o Windows Subsystem for Linux (WSL2) para dar suporte a gráficos acelerados e computação GPU dentro desse ambiente baseado em Hyper-V. O DXGKRNL também deve ser usado pelo próximo Windows Subsystem for Android (WSA). O DXGKRNL serve como driver para dispositivos virtuais de computação Hyper-V, principalmente GPUs, mas pode ser estendido para outros aceleradores de IA/ML e similares a partir de um host Windows. OpenGL, Vulkan, OpenCL, OpenVINO, oneAPI e CUDA estão entre as APIs destinadas a funcionar com DXGKRNL quando usadas com bibliotecas/componentes de espaço de usuário suportados.



A nova versão do DXGKRNL aborda problemas levantados por revisores de código upstream durante a rodada anterior dos patches. A Microsoft também completou melhor seu código de suporte à virtualização de hardware vGPU/compute. Os patches também foram "reconstruídos do zero" e organizados de forma mais eficaz do que os patches anteriores.


A Microsoft também foi originalmente criticada com o DXGKRNL, pois dependia de componentes de espaço de usuário CUDA e DirectX de código fechado para operação. Para isso, eles agora estão comemorando o suporte à API de espaço de usuário de código aberto oferecido pela Intel com seu suporte OpenCL / OpenVINO / oneAPI sobre este driver de kernel para uso com hardware gráfico Intel.

A carta de apresentação da série de patches observa: " Entre o projeto de tempo de execução de computação da Intel e a libdxg, agora temos uma implementação totalmente de código aberto de nossa pilha de computação virtualizada dentro do WSL. Continuaremos a oferecer suporte à API de espaço do usuário de código aberto em nossa abstração de computação bem como uma de código fechado (CUDA, DX12), deixando para os proprietários e parceiros da API decidir o que faz mais sentido para eles. "

A série de patches Microsoft DXGKRNL atualizada pode ser encontrada na lista de discussão do kernel . Até agora, Greg Kroah-Hartman comentou sobre os novos patches com vários problemas técnicos a serem resolvidos enquanto esperamos para ver se esse driver do kernel da Microsoft tem chances em 2022 de chegar ao kernel principal para algo apenas beneficiando o Windows Subsystem for Linux / Windows Subsystem para Android no topo de hosts Microsoft Windows.

Apenas contando a parte DXKGRNL e não qualquer trabalho no espaço do usuário, o driver do kernel tem 16,8k linhas de código novo.










Até a próxima !!








Nenhum comentário:

Postar um comentário