FERRAMENTAS LINUX: A série de patch massiva ~ 2.3k melhoraria o tempo de construção do Linux em 50 ~ 80% e consertaria o "inferno de dependência"

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

A série de patch massiva ~ 2.3k melhoraria o tempo de construção do Linux em 50 ~ 80% e consertaria o "inferno de dependência"

 


Confira !!

O desenvolvedor de kernel do Linux de longa data, Ingo Molnar, postou um grande conjunto de patches hoje: 2.297 patches que estão em desenvolvimento desde o final de 2020 e retrabalham completamente a hierarquia de arquivos de cabeçalho do kernel do Linux. O objetivo desse esforço de "cabeçalhos rápidos do kernel" é acelerar os tempos de construção do kernel e também limpar muitas coisas no processo para resolver o "inferno da dependência".

Este enorme conjunto de patches toca a maior parte do código-base do kernel do Linux enquanto retrabalha o manuseio do arquivo de cabeçalho para as compilações do kernel. Mas o resultado final são compilações mais rápidas do kernel do Linux, tanto para compilações limpas quanto para compilações incrementais.

Molnar escreveu na carta de apresentação do patch, "Como a maioria dos desenvolvedores de kernel sabe, há cerca de aproximadamente 10.000 cabeçalhos .h principais no kernel do Linux, nas hierarquias include / e arch / * / include /. Nos últimos 30 anos, eles se tornaram um conjunto complicado e doloroso de dependências cruzadas que chamamos afetuosamente de 'Inferno da Dependência'. "

De acordo com os números de Ingo, pode haver até 78% mais compilações de kernel por hora com o kernel habilitado para" Cabeçalhos rápidos de Kernel "do que o kernel padrão atual. Uma melhoria de 50 a 80% no desempenho absoluto de compilação do kernel em arquiteturas suportadas é possível.



Esta grande série de patches desacopla muitos cabeçalhos de alto nível de outros, desvinculando funções desnecessárias, um desacoplamento do tipo e cabeçalhos de API, manipulação automatizada de dependências de arquivos de cabeçalho e uma variedade de outras mudanças. Esta enorme série de patches foi testada até agora em x86 / x86_64, SPARC, MIPS e ARM64.

É uma série de patches massiva e provavelmente o maior recurso único do kernel do Linux por tamanho de código. Por enquanto, ele está sendo enviado inicialmente como um "pedido de comentários". As melhorias no tempo de construção do kernel são muito tentadoras, então espero que esta série de patch tenha pés e consiga abrir seu caminho para o kernel principal em um futuro não muito distante, depois de ser revisada de alguma forma.





Fonte

Até a próxima !!




Nenhum comentário:

Postar um comentário