Confira !!
O que pode acabar sendo um dos maiores recursos do kernel Linux de 2022 é o esforço recentemente publicado "Fast Kernel Headers" para limpar os cabeçalhos do kernel e acelerar drasticamente as compilações do kernel Linux para compilações absolutas / limpas e incrementais. Cabeçalhos rápidos de kernel podem reduzir o tempo de construção do kernel Linux pela metade ou mais e neste fim de semana estão os patches v2.
Na semana passada, Ingo Molnar enviou o trabalho inicial de Fast Kernel Headers para reduzir o tempo de construção do kernel do Linux em 50 ~ 80% . Os cerca de 2.300 patches limpam o "inferno de dependências" do kernel e retrabalham completamente a hierarquia do arquivo de cabeçalho. Ingo estava trabalhando nesta série de patch por mais de um ano e provavelmente o maior "recurso" do kernel do Linux.
Neste sábado, Ingo enviou os patches do Kernel Headers v2 como uma série atualizada. Com os patches v2, o código foi refeito no estado upstream do Linux 5.16-rc8 e, notavelmente, agora há suporte para compilar com o compilador LLVM Clang também, em vez de apenas GCC como era o caso dos patches originais. Também há correções de bugs, otimizações de cabeçalho que podem acelerar a construção do subsistema RDMA em 9% adicionais, reduzindo o uso do cabeçalho linux / sched.h e várias outras correções e melhorias de código.
Com o suporte do LLVM Clang, Ingo mediu esta série de patches para acelerar o processo de construção do kernel em 88%! A melhoria de 88% no tempo de construção ao usar o Clang com esta série de patches é muito impressionante e um pouco à frente dos benefícios encontrados com o GCC ou para o tempo de CPU foi uma melhoria de 77%.
Veja os patches da v2 para os interessados neste trabalho dos Fast Kernel Headers. Será muito interessante ver o que vem dessa série de patches e sua esperançosa linha de base em um futuro não distante para reduzir drasticamente o tempo de construção do kernel.
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário