Confira !!
Juntamente com a tendência mais ampla da indústria de fazer a transição de código sensível à segurança para linguagens seguras para memória, como Rust, houve um esforço para escrever um substituto baseado em Rust para o GNU Coreutils . Por quase um ano, o Rust Coreutils foi capaz de executar um sistema Debian básico, enquanto mais recentemente eles aumentaram seu nível de compatibilidade com o GNU Coreutils e, em alguns casos, agora até superam o projeto upstream.
O GNU Coreutils fornece algumas das ferramentas de linha de comando comuns e importantes em sistemas Linux e outras plataformas. Os GNU Core Utilities incluem comandos comumente usados como cat, ls, rm, chmod, mkdir, wc, whoami e dezenas de outros. Sylvestre Ledru e outros desenvolvedores estão trabalhando em um Coreutils baseado em Rust para eliminar o código C e, em vez disso, usar essa linguagem de programação moderna que se orgulha da segurança e proteção da memória.
Ledru postou uma atualização hoje no Rust Coreutils, que recentemente viu seu lançamento v0.0.12. Agora existem dezenas de colaboradores todos os meses contribuindo com mais de 400 patches para esse esforço.
Não apenas o Rust Coreutils deve ser mais seguro, mas para alguns binários eles agora estão vendo um desempenho "significativamente" melhor do que o pacote GNU para comandos como head, cut e outros comuns. Eles permanecem no desafio de fechar a lacuna de compatibilidade para esses utilitários com os comandos GNU upstream. Um de seus únicos binários restantes ainda a serem implementados é o stty .
Juntamente com suas otimizações e trabalho de compatibilidade, os desenvolvedores também vão permitir que o Debian e o Ubuntu alternem facilmente por padrão para o Rust Coreutils sem exigir nenhuma configuração de hacks / funky.
Mais detalhes sobre o estado atual do Rust Coreutils via blog de Sylvestre Ledru . O código do projeto está hospedado no GitHub .
Até a próxima !!
Nenhum comentário:
Postar um comentário