FERRAMENTAS LINUX: O NIR continua atendendo com sucesso às necessidades do Mesa, mais adequado que o LLVM

domingo, 30 de janeiro de 2022

O NIR continua atendendo com sucesso às necessidades do Mesa, mais adequado que o LLVM

 

Confira !!

O proeminente desenvolvedor do Mesa Jason Ekstrand, que anteriormente liderou o esforço do driver Vulkan "ANV" da Intel e sendo um de seus desenvolvedores de driver de código aberto originalmente envolvido com o trabalho de representação intermediária do NIR, escreveu uma postagem de blog detalhada e excelente descrevendo seus sucessos oito anos consecutivos. Embora ainda seja discutido de tempos em tempos (incluindo recentemente decorrente de um thread gráfico RISC-V) por que o Mesa não usa LLVM IR ou SPIR-V diretamente como sua representação intermediária, o NIR continua sendo um sucesso impressionante e usado por todos os principais drivers Mesa.

A postagem de Ekstrand recapitula a história do NIR no Mesa e reitera os problemas conhecidos sobre o uso do LLVM para drivers gráficos - ou seja, os problemas encontrados pela AMD com seu driver RadeonSI com problemas de distribuição/empacotamento e o incômodo de manter o compilador de shader em um árvore de origem separada com um cronograma de lançamento separado e sem garantias de API. Além disso, o LLVM não é tão adequado para GPUs quanto o NIR, que foi projetado desde o início para gráficos. Ekstrand também aponta que, embora o LLVM possa permitir algum compartilhamento de código, não é necessariamente uma grande quantidade com muito código específico do dispositivo ainda necessário além de algumas otimizações básicas, etc.

O NIR em geral tem sido um esforço esplêndido para o Mesa que agora é usado em todos os drivers Mesa de código aberto proeminentes. Ekstrand reconhece que ainda há espaço para melhorias, especialmente com a obtenção de alguns novos recursos em ordem de rastreamento de raios e computação no estilo OpenCL. De qualquer forma, é provável que o Mesa fique com o NIR no futuro próximo. Eu estava ouvindo da Intel sobre seus drivers Mesa potencialmente migrando para seu compilador IGC baseado em LLVM, mas não ouvi nada sobre o assunto recentemente, então veremos, mas em qualquer caso, o NIR continua forte.



Leia o artigo NIR detalhado de Ekstrand em seu blog .






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário