FERRAMENTAS LINUX: A Valve está trabalhando no Radeon Dynamic VRS para o Steam Deck para aumentar a economia de energia

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

A Valve está trabalhando no Radeon Dynamic VRS para o Steam Deck para aumentar a economia de energia

 


Confira !!

Ainda há outra melhoria do driver Radeon Vulkan "RADV" de código aberto que está sendo trabalhada pelos engenheiros da Valve é controlar melhor o comportamento "VRS" de sombreamento de taxa variável com foco em melhorar a economia de energia para o Steam Deck

O Vulkan tem a extensão VK_KHR_fragment_shading_rate para poder controlar a taxa de sombreamento dependendo da região do quadro que está sendo sombreada. O sombreamento em uma resolução mais baixa para áreas menos importantes da tela pode ajudar no aumento do desempenho e na economia de energia. Um dos exemplos frequentemente citados em torno do sombreamento de taxa variável é muitas vezes para a paisagem dentro dos jogos de corrida.

O gráfico da Khronos que mostra como com o sombreamento de taxa variável a taxa de sombreamento (qualidade) pode ser alterada dependendo da região do quadro. Agora, com os patches do RADV propostos pela Valve, haveria o suporte ao controle VRS dinamicamente, de modo que talvez eles o alterassem se passarem de AC para a alimentação de bateria.


O driver RADV Vulkan já suportou sombreamento de taxa variável (variable rate shading), enquanto Samuel Pitoiset da Valve vem trabalhando em algumas mudanças em seu comportamento forçado em torno do VRS e permitindo maior controle. Os patches postados na terça-feira permitem controlar dinamicamente as taxas de VRS e adicionam uma nova opção de arquivo de configuração onde a taxa de VRS pode gravar nesse arquivo para controlar a taxa de sombreamento sob demanda.

Pitoiset comentou: "Agora é possível forçar o VRS por vértice dinamicamente escrevendo, por exemplo, 2x2 via RADV_FORCE_VRS_CONFIG_FILE (anteriormente as taxas de VRS eram codificadas nos shaders de vértice)."



Ele também reconheceu que a intenção deste trabalho de alteração do RADV VRS é a economia de energia. Os patches também habilitam a funcionalidade por padrão para o hardware AMD Van Gogh - notavelmente usado pelo Steam Deck.

Ao permitir que a variável de ambiente RADV_FORCE_VRS_CONFIG_FILE aponte para um arquivo para especificar a taxa de sombreamento 2x2/2x1/1x2/1x1, presumivelmente eles estão procurando ajustar a taxa VRS sob demanda, dependendo se o Steam Deck está conectado à alimentação CA. Eles podem adicionar um serviço/evento do sistema de modo que, ao ligar/desligar a bateria na alimentação CA, a taxa de VRS mude para ajustar o envelope de energia e funcione dinamicamente mesmo se estiver no jogo enquanto a mudança de energia é feita ou similarmente a força A taxa VRS pode estar vinculada a outro comportamento do sistema, como o estado térmico atual.

Essas alterações do RADV VRS estão agora sob revisão. O congelamento de recursos do Mesa 22.0 é esperado esta semana, então veremos se eles conseguem lançá-lo a tempo e sob quais condições o Steam Deck estará forçando o comportamento do VRS.






Fonte

Até a próxima !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário